Aulas retornaram na Rede de Ensino de Japeri nesta segunda (26)

Os alunos foram recebidos com alegria pelos professores e gestores escolares

As aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Japeri retomaram nesta segunda-feira (26), exceto no Ciep 401 -Lucimar de Souza Santo- em reforma- e na E.M. Professora Etiene de Souza, que está servindo de abrigo por conta das chuvas que causaram transtornos na cidade. Mas quem passou pelas ruas da cidade já pôde ver o aumento da circulação de estudantes e a volta dos ônibus escolares.

Além disso, os novos professores estão chegando para compor as turmas. Mais de 200 deles já foram lotados e a Secretaria Municipal de Educação está agilizando a posse dos que já finalizaram a entrega dos documentos.

Nas Escolas Municipais Frei Maurício Viann, João XXIII e Pastor Aristides Arruda, por exemplo, tudo transcorreu normalmente. Em todas elas foram servidos o alimento escolar e alguns alunos que estão em período de adaptação saíram mais cedo.

No Ciep 401- Lucimar de Souza Santo, cujas obras atrasaram por conta das chuvas, a direção já programou reuniões com os pais para mostrar o andamento da reforma da unidade escolar, que terá até elevadores para alunos com necessidades especiais.

Escola João XXIII volta para casa

Após passar por uma reforma e ampliação, os alunos da Escola Municipal João XXIII, localizada na Praça Manoel Marques, Japeri, retornaram para o lugar de origem. O clima foi de alegria e entusiasmo entre alunos e professores, que ficaram mais de dois anos no CIEP 206- Cyrene Morais Costa.

A diretora da escola, Cristina do Carmo, deu as boas-vindas aos estudantes e pediu que tenham zelo com todo o patrimônio da escola. “Sejam bem-vindos a unidade escolar. Estou disponível para receber todos de braços aberto e disposta a ajudar em tudo que for preciso. Vocês estão tendo o privilégio de receber uma escolar reformada e com tudo novo. A Escola é comprometida com a educação de Japeri”’, destacou Cristiana do Carmo.

Aula de Ciências

Atmosfera, oxigênio, gás carbônico, fotossíntese entre outros, estavam neste primeiro dia da aula de ciências da turma 702. Para a professora de Ciências Ariane Silva, esta jornada é muito emocionante e desafiadora. “Que possamos trabalhar juntos, escola e família para superarmos os desafios que encontramos e para celebrar as conquistas que alcançamos ao longo do ano”, explica.

Dona Rosinete Xavier, de 57 anos, mãe da estudante do 7º ano Flávia Gonçalves, de 12 anos, fez questão de acompanhar a filha no primeiro dia de aula e conferi toda reforma feita na unidade.

“A escola está impecável, toda equipada para receber os alunos nesse novo ano que se inicia. Estou feliz e em paz sabendo que a minha filha tem acesso a uma educação de qualidade, numa estrutura fantástica como essa”, disse.

O aluno do 7º ano Vinicius Fernandes, 14 anos, ficou feliz pelo retorno às aulas no novo prédio. “Estou muito feliz por rever meus amigos e aproveitar mais um ano letivo na escola nova”, completou o jovem.

Texto: Leilane Oliveira

Fotos: Carolina Freitas