Prefeitura de Japeri decreta estado de Calamidade Pública e atua em 17 bairros da cidade

A Prefeita, Fernanda Ontiveros, já recebeu representantes das esferas estadual e federal para apoio as ações

A Prefeitura de Japeri, por meio do Gabinete Municipal de Gestão de Crise (GMGC), se encontra reunida desde a madrugada desta quinta-feira, (22), em virtude das fortes chuvas que voltaram a atingir a cidade e toda a Baixada Fluminense. Na reunião foi decretado pela chefe do executivo o estado de Calamidade Pública.

As ações emergenciais das equipes de Defesa Civil, tomaram as ruas desde as primeiras horas das chuvas e receberam o apoio do Governo do Estado que disponibilizou máquinas para a desobstrução de rios e remoção de barreiras nas áreas atingidas por deslizamentos e inundações.

O Corpo de Bombeiros realizou o resgate de uma família que se encontrava isolada em área de deslizamento e um morador no bairro Primavera. A cidade teve duas vítimas fatais de deslizamento, sendo uma criança que foi socorrida para o UPA de Queimados e uma jovem levada para o Hospital Municipal de Japeri.

Já chegaram na cidade para apoio as ações, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, o secretário Estadual das Cidades, Uruan Cintra e o apoio do  Governo Federal.

Até o momento Japeri está com 40 desalojados e 20 desabrigados e  conta com oito pontos de apoio nas escolas municipais, sendo duas em Japeri, a Aristides Arruda e a Darcílio Ayres; e seis em Engenheiro Pedreira, as unidades Pedra Lisa, Santa Terezinha, Bernardino de Melo, Duque de Caxias, Pastor Tasso, além da Escola Etiene que já acolhe famílias desabrigadas pelas chuvas de janeiro. Nestes locais, as equipes disponibilizaram água potável, alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene, atendimento médico e social, entre outros serviços.

O Gabinete de Crise, pede a população que não realize a obstrução das ruas, para que as equipes de socorro possam ter acesso a população atingida. As máquinas de desobstrução, vacol, tratores,  pás e carros pipa,  já estão operando nas localidades Beira Rio, RJ 125, Santa Amélia, Ary Schiavo e São Pedro. Foram 155,8mm de chuvas em 24 horas que afetaram 17 bairros em toda a Japeri.