Em Japeri, Dia do Turismo será com trilha no Pico da Coragem

Para mobilizar a sociedade em defesa da preservação do meio ambiente e comemorar o Dia do Turismo Ecológico, a Prefeitura de Japeri vai realizar uma trilha no Pico da Coragem, no dia 01 de março. A área de preservação ambiental, situada 380m, de altitude, faz parte da zona de amortecimento da reserva biológica do Tinguá e possui uma vista panorâmica de toda a Baixada Fluminense.As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico:  https://encurtador.com.br/jzFNY.

Ao entrar no link, o interessado deve preencher um formulário informando o e-mail, nome completo, idade, município onde mora e bairro.A trilha terá início às 8h, com ponto de encontro em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizado na Rua Arruda Negreiros, S/N, em Japeri. No local , uma equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) será responsável por realizar uma aula de alongamento e aquecimento para o início da atividade.Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e uma equipe da Defesa Civil Municipal também acompanhará o percurso de aproximadamente 2km. É recomendado que o participante leve uma garrafa de água, use roupas leves e calçado fechado.Segundo a Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, organizadora do evento, o passeio gratuito é aberto a todos os públicos.

A intenção é promover lazer, conhecimento e conscientização por meio de aulas de educação ambiental realizadas no local.Na programação, os participantes vão poder assistir palestras com membros de diversas instituições da área ambiental. Vão ouvir informações sobre o bioma, corpos hídricos, legislação de proteção ambiental, entre outros. Além de realizar um plantio de árvores que são espécies nativas da Mata Atlântica. O passeio terá de quatro a cinco horas de duração e não limite de idade.

Pico da CoragemO Pico da Coragem é conhecido pelos esportistas na prática de vôos de asa delta e saltos de parapente. Do alto é possível ver parte da cidade de Japeri, a Serra do Vulcão, o rio Guandu e também a Reserva Biológica do Tinguá. O local é visitado por moradores do município e visitantes de outros lugares.