Prefeitura em Ação percorre a cidade com serviços e assistência à população

Cerca de 150 cestas básicas foram entregues às famílias em Japeri e Engenheiro Pedreira

O “Prefeitura em Ação” atuou mais uma vez nesta segunda-feira, (12/01). O mutirão, que teve início no sábado com entregas de 128 cestas básicas, cadastro em programas sociais, desobstrução de bueiros, esteve no bairro Vila Laranjal, atingido pelas chuvas da última quinta-feira. No local, teve atendimento médico, aferição de pressão e de glicemia.

Os serviços foram levados também a Vila Planetária, Parque Aldeia e Grota. Quem passou pelas ruas viu o trabalho de varrição, roçagem em vias públicas, corte de grama, o carro fumacê e desratização, que aconteceu nos ninhos e quintais dos moradores que abriram as portas para os agentes.

As ações do mutirão foram motivadas pelo fato de o município estar em Estado de Emergência, por conta das chuvas que caíram na cidade por dois finais de semana seguidos. Todas as secretarias que compõem o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) participaram dos trabalhos, que tiveram a coordenação da prefeita. Desde que esteve na Vila Laranjal, na última sexta-feira (09/02), a chefe do executivo já havia determinado atenção especial no local. E ao voltar nesta segunda, acompanhou o trabalho das equipes que fizeram cadastro e distribuíram cestas básicas e água.

Na Vila Planetária, a prefeita Fernanda Ontiveros conversou com os moradores e falou dos projetos que têm para a Chacrinha. “Estou aqui no nosso segundo dia de mutirão, como eu costumo dizer, da solidariedade e da reconstrução da nossa cidade, neste momento tão difícil que a gente passa, onde as fortes chuvas caíram sobre a Baixada Fluminense e nossa cidade. Estamos nesta força tarefa e vamos continuar trabalhando”, disse a gestora.

A prefeita, que cancelou o Carnaval e a Cruzada Evangélica por conta dos efeitos dos temporais, também esteve na Praça Wendel Coelho, higienizada por três caminhões pipas com cerca de 25 mil litros de água.

Moradores atendidos

No bairro Laranjal, o morador Luiz Edvaldo da Silva, de 59 anos, recebeu a visita dos profissionais. “Quase perdi meus móveis, só não aconteceu porque coloquei uns tijolos e tirei tudo do lugar. Depois da chuva, fiz até uma contenção para a água não subir”, disse.

Já Veridiana Gonda, de 33 anos, foi nascida e criada na mesma região e teve sua casa invadida pela água. “Passei um sufoco aqui. Perdi cama, colchão e o sofá. Recebi todo o apoio da assistência social e recebi a cesta básica. Vai me ajudar muito”, declarou a dona de casa.

Thalita Gomes da Silva, de 56 anos, moradora do Parque Santos, teve também a casa alagada e perdeu tudo. “Vi minha casa virar um mar. Graças a Deus meu genro conseguiu me ajudar”.

Madalena da Silva, mora com a mãe acamada e seus cinco filhos no Parque Santos, a casa em um terreno cedido alagou”, falou.