Atenção Básica de Japeri participa de reunião de Práticas Integrativas na Secretaria Estadual de Saúde

O objetivo é traçar estratégias para capacitação de profissionais e aumento da cobertura de atendimento à população

Na última segunda-feira, (29), a Prefeitura de Japeri, por meio da subsecretaria de Atenção Básica, esteve presente na reunião que tratou das novas estratégias de Práticas Integrativas e Complementares. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Rio de Janeiro, com a presença de outras cidades da Baixada Fluminense.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS)  são intervenções da Atenção Primária à Saúde que atuam na prevenção de agravos e recuperação da saúde através da estimulação dos mecanismos naturais. Elas consideram ainda, um olhar ampliado sobre o processo saúde-doença com ênfase na escuta acolhedora, vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

“Fomos muito acolhidos pela coordenação estadual e toda a equipe. Um encontro produtivo que nos deixa com expectativas renovadas para o aumento do número de profissionais que atuam tanto na auriculoterapia, quanto na aromaterapia, práticas já incluídas na saúde da cidade. As capacitações irão permitir um aumento no número de pacientes e uma melhoria na qualidade de vida da nossa população. As PICS proporcionam bem-estar físico e psicológico. Logo, logo vamos anunciar as novidades”, disse a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos ao lado da coordenadora da SES, a enfermeira Nice de Carvalho.

A cidade de Japeri atua com grupos terapêuticos de 50 pacientes e atende nas mobilizações, eventos e unidades básicas em datas alternadas com o objetivo de um cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

Além de Japeri, as cidades de Duque de Caxias, Mesquita e Magé também enviaram representantes.

Foto: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*