Prefeitura de Japeri está nas ruas para auxiliar a população após fortes chuvas

Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise direciona esforços para minimizar os impactos do temporal 

Em virtude das fortes chuvas que atingiram Japeri na madrugada de sábado para domingo (21/01), as equipes da Prefeitura, por meio do Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC), estão nas ruas da cidade para auxiliar a população no enfrentamento dos prejuízos causados pelo temporal. 

Entre os inúmeros esforços, a Defesa Civil, em conjunto com as demais secretarias que compõem o GMGC, atendeu várias ocorrências durante a madrugada e o dia e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) realizou visitas nas casas das famílias atingidas.

Inúmeros atendimentos 

Uma das primeiras ocorrências registradas foi na rua Benício, no bairro Nova Belém. Uma palmeira caiu no telhado de uma casa e um time da Defesa Civil foi direcionado para fazer a limpeza do local, retirando a árvore. Já na Estrada Miguel Pereira, a chuva inundou uma área partilhada por várias casas. Um caminhão vacall realizou a sucção da água. O mesmo ocorreu em uma residência na rua Sônia Palatnik, onde os agentes da Defesa Civil e um clínico geral do Programa Mais Médicos fizeram um atendimento. 

Em outro trecho da Estrada Miguel Pereira, equipes das secretarias de Defesa Civil, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Light avaliaram a situação de uma grande jaqueira que ameaça deslizar. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura interditou uma parte da via. 

O vice-prefeito de Japeri, Carlos Januário, esteve presente nas operações. “Acionamos o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise nas primeiras horas do dia e estamos direcionando todos os nossos esforços no atendimento da população atingida pelas chuvas. Passamos a última semana mapeando e atendendo as famílias que sofreram com o temporal da semana passada. Não vamos parar de trabalhar para minimizar os impactos e vamos continuar visitando as casas com as nossas equipes”, disse o gestor. 

Já o secretário municipal de Defesa Civil, Ziel Pavani, destacou que os times da prefeitura estão de prontidão. “A população pode entrar em contato conosco. Toda a minha equipe está trabalhando incansavelmente. As secretarias que fazem parte do GMGC estão realizando um esforço integrado com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas. Já limpamos áreas, retiramos árvores, fizemos a sucção de água de locais alagados e o cadastramento das famílias feito pela Semast também está sendo fundamental para que os nossos empenhos sejam direcionados de forma eficaz”, apontou. 

POPULAÇÃO ATENDIDA 

A aposentada Severina dos Santos mora na rua Sônia Palatnik e teve a sua casa alagada após as chuvas. Um caminhão vacall realizou a limpeza do local e um médico do Posto de Saúde de Nova Belém fez o atendimento da japeriense. “Eu tenho problema de pressão baixa e já tenho 72 anos. Graças a Deus o doutor Gustavo veio até a minha casa e os rapazes limparam o primeiro andar da minha casa. Estou bem mais tranquila agora”, disse. 

A dona de casa Márcia Oliveira teve a sua casa atingida por uma palmeira. Ela acionou a Defesa Civil, que foi até o local e realizou a retirada da árvore. “Foi um grande susto. A chuva começou a apertar e a palmeira caiu bem no meu telhado. Um vizinho ligou para a Defesa Civil e uma equipe veio fazer o serviço. Fiquei aqui acompanhando a limpeza e, graças a Deus, ninguém se feriu”, destacou. 

Fotos: Carolina Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*