Programa Limpa Rio realiza ação no Córrego da Chacrinha, em Japeri

Administração municipal atende diversas regiões da cidade que foram afetadas pelas fortes chuvas 

Nesta segunda-feira (15/01), o Programa Limpa Rio Comunidade iniciou o serviço de limpeza e desobstrução do Córrego da Chacrinha, em Japeri. A ação é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades). Com o objetivo de minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram o município e todo o estado do Rio de Janeiro, a administração municipal segue com suas equipes distribuídas pelas ruas da cidade. 

A operação do Limpa Rio no Córrego da Chacrinha foi iniciada na altura da Escola Municipal Frei Maurício Viann e tem o objetivo de limpar e  desobstruir a área, retirando os sedimentos de fundo, sedimentos de arraste, vegetação e demais materiais que obstruem a passagem da água. 

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, destacou as ações realizadas pelo Governo Municipal para minimizar os efeitos das chuvas. “Desde que as fortes chuvas começaram, nós montamos um gabinete de crise e iniciamos uma atuação com todas as secretarias de forma integrada. A Assistência Social fez os cadastros e identificamos as pessoas que precisam ser atendidas e a secretaria de Obras já mobilizou o maquinário. Limpamos e abrimos ruas para que a água pudesse escoar e adotamos diversas outras medidas”, disse a gestora.  

Já a secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, enalteceu a importância do Limpa Rio para a cidade de Japeri. “Graças ao apoio do Governo do Estado, por meio do vice-governador e Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, a nossa cidade tem tido suas demandas sobre a limpeza dos corpos hídricos atendidas desde o início da gestão da prefeita. Mesmo nesse momento difícil para o estado do Rio de Janeiro, temos o maquinário à nossa disposição aqui na Chacrinha. O Limpa Rio é um programa efetivo e que traz mais tranquilidade para a população”, pontuou. 

População da Chacrinha 

O japeriense Carlos Rozendo mora no bairro há 62 anos. Ele elogiou a chegada do maquinário do Limpa Rio. “Essa limpeza é muito importante. A população fica mais tranquila quando acompanha esse tipo de trabalho. Sabemos que é um momento sensível em todo o estado e ficamos satisfeitos em saber que as autoridades estão focadas em reverter essa situação e acolher as pessoas que foram afetadas pelas chuvas”, apontou. 

Em agosto do ano passado, o bairro Chacrinha já havia recebido as ações do Limpa Rio. Na ocasião, a limpeza foi feita no canal da Rua São Pedro, onde os operários atuaram no Córrego do Serrão, em uma extensão de cerca de 1.100 metros. As máquinas do Inea também estiveram na Chacrinha em dezembro de 2022, desassoreando um trecho de 2,3 quilômetros. 

A comitiva municipal que acompanhou a operação Limpa Rio nesta segunda-feira foi composta pela prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, e pelos secretários municipais Meire Lucy (Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Cristiano Pingin (Obras e Serviços Públicos), Ziel Pavani (Defesa Civil), Luiz Henrique (Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura) e Andréia Brito (Urbanismo e Habitação).  

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*