Japeri recebe 140 colchões da Defesa Civil Estadual

Os dormitórios serão destinados as vítimas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias na cidade

A Prefeitura de Japeri recebeu nesta segunda-feira (15), uma importante ajuda que vai impactar na vida de famílias atingidas pelas chuvas. A Defesa Civil Estadual doou 140 colchões, que foram entregues na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social do município (Semast), em Engenheiro Pedreira. Além deste, outros insumos ainda serão entregues.

Atualmente, a cidade não tem pessoas desabrigadas, mas 17 escolas servirão de abrigo caso haja necessidade. A prefeitura tem ainda quatro pontos de apoio que a população pode procurar. Os locais ficam espalhados pelas áreas centrais da cidade, como Escola Municipal Professora Etiene de Souza. E na área rural, temos a Escola Municipal Vereador Paulo Felix Saudade.

Segundo o subcoordenador da Redec Sul II, tenente-coronel Celso Lopes, a medida visa colaborar na ajuda aos desabrigados. “É um momento muito difícil na cidade e estamos aqui para ajudar a população com a entrega de colchonetes. Estamos dando auxílio aos dez municípios que fazem parte da bacia hidrográfica, e a cidade de Japeri é um dos municípios que faz parte”, declarou.

Já a titular da pasta de Assistência Social, Ana Paula, falou que os colchões irão ajudar os moradores vítimas das enchentes na cidade. ” A equipe de assistência social está colaborando efetivamente no apoio as famílias que necessitem de atendimento. E os colchões serão destinados para este público em situação de vulnerabilidade social atingidas pelo temporal na cidade”, declarou.

A Semast desde domingo (14), disponibilizou uma equipe de assistência do CRAS para atendimento aos moradores nos bairros do Marajoara, Chacrinha, Guandu, São Jorge e Alecrim. A visita serviu no sentido de orientá-los sobre os programas assistenciais do Município e cadastrar aqueles com perfil para atendimento.

Já foram cadastradas cerca de 57 famílias na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, já na Chacrinha 89 pessoas receberam assistência nas unidades que estão servindo como ponto de apoio as vítimas afetadas pelas chuvas. Mas o número deve aumentar, à medida que as pessoas procurem ajuda.

Nas visitas domiciliares, 22 pessoas foram atendidas no bairro São Jorge. No Alecrim, as equipes registraram cerca de 17 cadastramentos. O trabalho vem sendo feito em conjunto também com as Secretarias Municipais de Proteção e Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , que vem atuando na cidade desde a tarde de sábado (13).

O secretário de Defesa Civil, Ziel Pavani, disse que a equipe está empenhada em trabalhar em prol dos mais necessitados. “Minha equipe está trabalhando incansavelmente para atender o mais rápido possível aos locais mais críticos. A secretaria de Assistência Social também está dando auxilio a todos. Vamos continuar em alerta e monitorando a cidade”, disse.