Prefeitura realiza reforma geral no CIEP municipalizado 401, no bairro Mucajá

A unidade escolar não passava por reestruturação há pelo menos cinco anos

Empenhada em oferecer estrutura adequada a alunos e professores, a prefeitura de Japeri está reformando o Ciep 401 municipalizado – Lucimar Souza Santos, localizado no bairro Mucajá. A escola terá vestiário, 10 banheiros, sala de xadrez, elevador para acessibilidade e a quadra esportiva, na cobertura, será toda revitalizada, assim como as salas de aulas.

A unidade escolar não passava por reestruturação há pelo menos cinco anos, quando passou para a gestão municipal, mas o tempo pode ser ainda maior, já que a municipalização aconteceu em 2019. Atualmente, são atendidos aproximadamente 850 alunos do 3º ao 9º ano do ensino Fundamental.

De acordo com a diretora, Marcele Aparecida, a obra demonstra o compromisso da gestão atual com a educação. ” Esta obra de reforma é um sonho para todos nós do CIEP 401. Nós funcionários e toda comunidade escolar aguardávamos por anos, viver este momento. E a Prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros está tornando esse sonho uma realidade. Lembro bem quando a secretária Caroline Ontiveros esteve aqui no primeiro mês de seu mandato, em 2021, e me prometeu “olhar” pela unidade e assim vem cumprindo. E a prefeita nos honrou e hoje já é possível ver esse sonho acontecer”, disse.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, o trabalho envolve alvenaria, elétrica e hidráulica, pintura interna e de fachada. Com a reforma geral, serão refeitas toda a parte de azulejos, as divisórias dos sanitários, além da substituição das portas e janelas.

O prédio com dois andares conta com a parte administrativa, formada por recepção, secretaria, 22 salas de aulas, salas de diretores e professores que serão reformadas e climatizadas. Além disso, a unidade ganhará novos banheiros feminino e masculino em todos os andares do pavimento para alunos com deficiência.

Outra novidade, é a construção de uma plataforma elevatória para permitir a mobilidade dos alunos cadeirantes e um espaço especial para o clube de xadrez da escola.As intervenções, segundo o engenheiro Rômulo Pereira, fiscal da obra, vão proporcionar mais conforto e lazer para os estudantes. “A atual administração se empenhou muito para iniciar esta reforma tanto interna como externa, que é uma importante conquista para a cidade.

Os alunos e profissionais vão ganhar um espaço de ensino renovado com mais conforto. Outro ponto importante, é o espaço para atividades físicas, onde funcionará a nova quadra poliesportiva que vai ajudar os alunos em suas atividades de lazer ” , falou.

A obra de reforma no CIEP 401 foi iniciada em outubro do ano passado e está sendo realizada com recursos próprios do município e será entregue ainda este ano para os moradores.