Solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores
Nesta quarta-feira (10/01), os novos conselheiros tutelares de Japeri tomaram posse em uma solenidade na Câmara de Vereadores. O mandato dos cinco eleitos vai até janeiro de 2028. A partir de agora, Douglas Marini, Ilzineia Nicácio, José Luiz, Elias de Oliveira e Leandro Louras já estão autorizados a trabalhar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes da cidade.
O vice-prefeito de Japeri, Carlos Januário, participou da posse e destacou a importância do Conselho Tutelar “A nossa cidade está no caminho certo. Estamos evoluindo e amadurecendo como município e a eleição deste Conselho é uma das provas disso. Precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes e trazer políticas públicas de qualidade é fundamental para esta missão. E só vamos conseguir isso com o apoio das Instituições”, disse o gestor.
Para o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) , Francisco Canindé, a posse marca um novo momento para o município. “Os cinco conselheiros eleitos irão conduzir as políticas de proteção do município nos próximos quatro anos. Eu não poderia deixar de agradecer à Comissão Eleitoral, que fez um trabalho árduo e com grande responsabilidade durante os últimos meses. Todos os processos foram respeitados e estamos muito satisfeitos com esse momento. O CMDCA continua à disposição da sociedade japeriense”, apontou.
Conselheiros empolgados
O conselheiro Elias de Oliveira não escondeu a alegria com a oportunidade de integrar o CMDCA. “Este pleito foi muito concorrido, então desde o período da inscrição já tínhamos consciência de que não seria fácil. Ser conselheiro tutelar não é sobre status, mas é sobre vocação. Tenho convicção de que a missão de cuidar das crianças e dos adolescentes é uma grande responsabilidade. As pessoas precisam de orientação, então elas têm que encontrar portas abertas quando nos procuram. A partir de hoje, a nossa vida está à disposição da população de Japeri”, destacou.
Já a conselheira Ilzineia Nicácio destacou a responsabilidade dos eleitos. “Foi a primeira vez que concorri, então estou muito feliz e animada. Tenho consciência da responsabilidade que é trabalhar com a infância e a adolescência do nosso município e tenho certeza de que o nosso mandato será marcado pelo crescimento das políticas públicas”, disse.
CMDCA e Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho
O Conselho Tutelar é o órgão de garantia dos direitos de crianças e adolescentes e sua estrutura está diretamente ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) e ao CMDCA. A subsecretária da Semast, Sara Costa, representou a Pasta na posse dos conselheiros. “A Semast esteve junto do CMDCA durante todo o processo eleitoral e na capacitação e, hoje, é uma honra poder dar posse aos novos conselheiros tutelares da cidade, imbuídos na missão de garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, salientou.
Fotos: Carolina Freitas