Serão beneficiados 18 equipamentos da cidade que passam a contar com 1800 litros de água gelada e filtrada por dia para a população
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a instalação dos bebedouros industriais nas Unidades Básicas de Saúde. A ação acontece nesta primeira semana de janeiro e as unidades dos bairros Nova Belém, Lagoa do Sapo, Guandu e Chacrinha já estão com os equipamentos funcionando.
Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, a chegada do verão era uma grande preocupação porque a cidade de Japeri possui um clima úmido e os meses de setembro a maio são considerados abafados e com o maior período de calor no mês de janeiro. “Agora com os bebedouros instalados, a população pode acessar os serviços de saúde e manter a hidratação em dia”, disse.
Para ela, não era só comprar e instalar os equipamentos, era preciso um cuidado de revisão e manutenção da rede. “Precisávamos rever toda a rede hidráulica e elétrica, as caixas d’água e cisternas, para depois colocar os bebedouros e levar uma água de qualidade para a população. Não é matar a sede, é levar mais saúde ao nosso usuário”, completou.
Os equipamentos, com capacidade para 100 litros de água, atendem a locais com fluxo médio de concentração de pessoas, o equivalente a cerca de 100 e 200 pessoas por hora, armazenando grande quantidade de água gelada e com uma alta capacidade de refrigeração. Além dos benefícios de consumação de água pura e livre de sabores e odores indesejados. Serão até 500 copos de 200ml; ou 244 garrafas squeeze de 410 ml; ou 167 garrafas de 600 ml ou até 20 galões de cinco litros por dia.
“Este modelo é novo e atende as necessidades dos equipamentos de saúde da cidade. Serão 18 unidades de saúde contempladas e a população já não vai passar sede neste verão”, relatou o subsecretário de Planejamento, Charles de Deus.
A enfermeira da unidade Nova Belém, Elizane Annunciação, provou e aprovou a instalação do equipamento na unidade. “Agora vamos oferecer ainda mais saúde ao nosso usuário”, declarou ela ao lado do bebedouro já instalado.
Todas as unidades de Atenção Básica foram contempladas e ainda o Centro de Reabilitação Infantil (CRI), os dois Centros Municipais de Especialidades (Cemes), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), a Casa da Mulher, o serviço de IST/AIDS da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, o Complexo de Regulação e o Hospital Municipal. Serão 1800 litros de água, pronta para o consumo da população.
Fotos: PMJ