Prefeitura de Japeri promove ecoponto na Feira Especial de fim de ano

Praça Wendel Coelho é palco de ação que visa conscientizar a população sobre a educação ambiental 

Nesta sexta-feira (22/12), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), promoveu um ecoponto na Feira Especial da Praça Wendel Coelho. Com o objetivo conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental, a ação também ocorrerá na próxima sexta-feira (29/12). 

Uma das atividades propostas pelo Ecoponto foi a disseminação de informações acerca da relevância da separação do resíduo reciclável e do resíduo orgânico. A Semades espalhou quatro latões pela feira, que foram usados para recolher o resíduo orgânico. Também foram distribuídos sacos plásticos transparentes para o resíduo reciclável. Além disso, a tenda da Semades serviu como um ponto de encontro para a população trazer os recicláveis.  

A secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, destacou a importância da ação, que também contou com a distribuição de mudas de nativas da Mata Atlântica e panfletos educativos. “Este projeto piloto, que visa agregar a educação ambiental e a coleta seletiva, nos deu a oportunidade de promover uma importante conscientização junto aos feirantes, comerciantes locais e a população que frequenta a feira. Também recebemos os materiais recicláveis e iremos encaminhá-los a Cooper Japeri. O nosso grande objetivo é disseminar ainda mais a educação ambiental na nossa cidade”, pontuou a gestora. 

POPULAÇÃO ENGAJADA 

Outra proposta do Ecoponto foi a conscientização dos feirantes acerca do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A comerciante Matilde Santos trabalha na feira há mais de 40 anos e ficou animada com a ação de educação ambiental. “Eu sempre gostei muito de contribuir com o meio ambiente, sei que precisamos cuidar mais do nosso planeta. Fiquei muito feliz quando vi a ação, peguei alguns panfletos e a equipe da Semades explicou os projetos da prefeitura para o meio ambiente japeriense”, elogiou. 

Já a japeriense Maria de Lourdes separou a manhã desta sexta-feira para aproveitar a feira. Ela levou duas mudas de ingá-branco. “Minha irmã trabalha aqui na feira e eu gosto muito desse ambiente. Acho lindo quando essas ações de conscientização ocorrem aqui em Japeri. Peguei duas mudas para plantar no meu sítio!”, vibrou.

Fotos: Samuel Sant’anna

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*