Novas linhas de ônibus começam a circular em Japeri

Nesta quarta-feira (20/12), a população teve acesso ao Japeri X Pavuna e Japeri X Seropédica 

Nesta quarta-feira (20/12), as linhas de ônibus Japeri x Pavuna (592) e Japeri x Seropédica (114) entraram em operação no município de Japeri. A linha Japeri x Seropédica funciona de 4h20 às 20h, com intervalo de 40 minutos entre as partidas. Já a linha Japeri x Pavuna estará à disposição da população das 5h às 18h, com intervalo de uma hora entre as partidas. O ponto de partida das linhas é a Avenida Leni Ferreira – Centro. 

A linha Japeri x Serópedica realiza o trajeto entre a BR493, Arco Metropolitano, passando pelo Centro de Seropédica e Universidade Rural. Já Japeri x Pavuna, passa pela BR493, Dutra, Nova Iguaçu, até seguir para a Pavuna. As linhas funcionarão, inicialmente, em caráter experimental. A passagem do Japeri x Serópedica (114) custa R$5,00 e o preço do Japeri x Pavuna (592) é R$6,80. A empresa Transportes Blanco é a responsável por ambas as linhas. 

O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (Semustop), Luiz Henrique, comemorou o início das atividades das novas linhas. “Conversamos com o despachante na manhã desta quarta-feira. As primeiras viagens tiveram uma boa aceitação e muitos passageiros já foram beneficiados neste primeiro dia de circulação das novas linhas. É um ganho muito grande para a população japeriense!”, disse o gestor. 

POPULAÇÃO SATISFEITA 

O primeiro dia de funcionamento das novas linhas já demonstrou a importância da iniciativa para a população de Japeri. A dona de casa Mercedes de Oliveira não escondeu a satisfação com a novidade. “Eu moro no centro de Japeri e toda semana eu vou até Seropédica. Minha filha mora por lá e hoje eu vou levar alguns presentes para os meus netinhos. Eu ia até Paracambi para pegar o ônibus, mas agora a minha vida vai ficar muito fácil, pois vou pegar o ônibus perto da minha casa. Gostei muito! Nota 10!”, vibrou.

José Kirk trabalha em Seropédica e aproveitou a quarta-feira de folga para passear em Japeri. Para ele, a nova linha de ônibus é uma grande notícia para quem depende do transporte público. “É a primeira vez que visito Japeri. Decidi estrear a nova linha de ônibus. Eu acredito fielmente que as melhorias relacionadas à mobilidade são essenciais para que as pessoas vivam com mais qualidade. Sem contar que esse ônibus Japeri x Seropédica será um grande aliado da educação, pois o acesso a Universidade Rural será muito mais simples ”, apontou.


REIVINDICAÇÃO ANTIGA 

As novas linhas são reivindicações antigas da Prefeitura, mas que ganharam força após a parceria com a Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Transportes. No último sábado (16/12), a prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, se reuniu na Avenida Leni Ferreira com diversas autoridades, como o Presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Leonardo Matias, e o Prefeito da Universidade Rural, Paulo Chaves, para celebrar as melhorias para a mobilidade urbana da cidade. 

Fotos: Carolina Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*