O movimento é de prevenção ao câncer de pele e acontece no último mês do ano devido o início do verão
A Academia da Saúde do bairro São Jorge, promoveu na última sexta-feira, (15), às 8h, a Campanha do Dezembro Laranja. O movimento é conhecido pelo trabalho de prevenção ao câncer de pele e acontece no mês de dezembro devido a chegada do verão.
Segundo o geriatra, João Paulo Reina, é com muita informação que a prevenção acontece. “Se a pessoa estiver atenta ao aparecimento de manchas e sinais com mudança de padrão, no tamanho e na cor, e ferimentos que não cicatrizam, é preciso uma investigação pelo dermatologista. Ele vai buscar as causas e realizar o tratamento. O diagnóstico precoce amplia a chance de cura em até 90%”, destacou o médico.
Ele disse ainda que a importância das medidas de prevenção, não passam somente pelo uso do filtro solar. “É preciso reforçar o uso de roupas adequadas e acessórios como bonés e óculos. Além do cuidado com a exposição ao sol entre 10h e 16h”, orientou.
De acordo com a coordenadora da academia, Fabiana Oliveira, todas as atividades do equipamento levam em consideração detalhes preventivos de doenças que podem acometer o público atendido. “Aqui temos o cuidado de realizar as atividades sempre bem cedinho, não só porque nossos assistidos já têm a rotina de acordar cedo, mas, principalmente para que não fiquem expostos ao sol e ao calor. Além disso, nas consultas, o médico está atento a esses detalhes ditos na palestra, que são manchas e sinais que possam ser o câncer de pele”, destacou a gestora.
Já os professores, José Eduardo e Renata Santana, não só contribuem com a saúde dos frequentadores com exercícios físicos de danças, alongamentos e caminhadas como também realizam a ambientação e a harmonia do espaço com a temática e as pessoas. “Quando pedimos para todos colocarem a cor da temática preventiva que vamos trabalhar é para que nos ambientes familiares ou entre amigos, quando se depararem com ela, possam estar disseminando a informação e contribuindo para que mais pessoas estejam se protegendo”, relata Eduardo.
Para Renata, os alunos ao saírem da atividade estarão com corpo e mente voltados para as ações preventivas. “Hoje, o médico informou que as pessoas com pele clara são mais sensíveis aos raios solares e que estando submetidas à exposição solar frequente e sem proteção são as mais vulneráveis. Com essa informação, ficamos atentos no planejamento de atividades e nos cuidados que precisamos reforçar”, conta a professora.
A frequentadora, Raimunda de Souza, assídua nas atividades da academia, já avisa aos colegas ao saírem de casa que não podem esquecer o chapéu, a água, uma toalhinha e a atenção para aprender com as informações. “Eu já venho toda prontinha, chego aqui é dançar e aprender para depois ensinar minha neta também a se cuidar”, falou animada.
Sobre o Câncer de pele
O Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O movimento alerta a população para os perigos da exposição inadequada ao sol e os riscos da doença.
Por isso, ao notar a presença de manchas ou lesões, especialmente em áreas expostas, como rosto e mãos, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para avaliação e encaminhamento ao serviço especializado.
Fotos: Divulgação PMJ