Novas linhas de ônibus ligando Japeri a Pavuna e a Seropédica marcam dia histórico em Japeri

O trajeto começa a partir das 5h saindo da Avenida Leni Ferreira

Na manhã deste sábado (16), a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, comemorou junto do público, na Praça Leni Ferreira, a inclusão de duas linhas de ônibus que entrarão em operação na cidade, a partir desta terça-feira (19). A linha Japeri x Seropédica que fará o trajeto entre a BR493, Arco Metropolitano, passando pelo Centro de Seropédica e Universidade Rural.

Já Japeri x Pavuna, passará pela BR493, passando pela Dutra, Nova Iguaçu até seguir para a Pavuna.As novas linhas são reivindicações antigas da Prefeitura, mas que ganharam força após a parceria com a Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Transportes.

As linhas funcionarão, inicialmente, em caráter experimental todos os dias, a partir das 5h.Para a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, a chegada das novas linhas representa a construção da mobilidade urbana da cidade.” Hoje é um dia histórico. Só quem vive em Japeri, só quem sabe o que o povo daqui passa, aonde a gente é cerceado no direito de ir e vir pode entender a importância de um movimento como este, que está começando na cidade. É o pontapé que estamos construindo na verdadeira mobilidade urbana “, declarou Fernanda Ontiveros.

Já o titular da Pasta de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (Semustop), Luiz Henrique, destacou a importância das novas linhas de ônibus. ” Com a implantação das novas linhas de ônibus, os munícipes vão a outras cidades com mais rapidez, com redução de custos e promovendo o desenvolvimento da região. Não vamos depender da Supervia. Agora vamos ter linhas diretas de ônibus que vão ligar a outras cidades”, destacou.

O Presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Leonardo Matias, parabenizou todos os envolvidos nesta importante iniciativa para as cidade como o governador Cláudio Castro e a prefeita. “Esta ação vai beneficiar os cidadãos da cidade de Japeri, gerando mais oportunidades de emprego, já que muitos usam o transporte público para ir trabalhar”, disse.

O Prefeito da Universidade Rural, Paulo Chaves, pontuou que as novas linhas vão gerar mais mobilidade entre toda a comunidade. “Esta iniciativa vai proporcionar mobilidade aos alunos que precisam visitar a instituição que fica no município de Seropédica. Com toda certeza vai beneficiar toda a comunidade acadêmica, seja docente, discente ou servidor. Além da comunidade que também mora na cidade ou precisa se deslocar para trabalhar “, enfatizou.

Participação popular

Os moradores participaram da cerimônia e aprovaram a novidade. Foi o caso da dona de casa Maria Regina, de 65 anos.” Sempre morei em Japeri, mas visito a cidade de Seropédica constantemente e encontro uma certa dificuldade nas conduções. Agora, com o ônibus saindo daqui de Japeri, fica mais fácil”, contou a moradora do Centro de Japeri.

Quem também fez questão de participar do evento foi a estudante do curso de Geologia, Anne Serafim, da Universidade Rural. ” Moro em Japeri e a Rural é a universidade mais próxima para mim, mas não tem condução direto. Já cansei de pagar Uber, caro, para chegar em casa ou ligar para alguém. Estou ansiosa para pegar o ônibus na próxima terça- feira “, relatou a jovem de 25 anos .

Já o comerciante Cláudio Gomes, de 52 anos, disse que as linhas são uma importante conquista. “São uma grande conquista para a cidade estas novas linhas de ônibus. Muitas pessoas perdem tempo indo pra outras cidades, porque de ônibus é necessário fazer baldeação. E a partir de semana que vem vão poder chegar rapidinho”, descreveu.

O evento reuniu o pai da prefeita Carlos Ontiveros, o vice-prefeito Carlos Januário, o presidente da Câmara Walter Trajano. Além dos vereadores Professor Josimar , Miga, Matheus Ferraz, Wallace do Salão e secretários municipais.