Prefeitura realiza lançamento da 1° fase do Programa ‘ Japeri Recicla ‘

Na ocasião, foram disponibilizados 80 contentores de lixo que vão servir de recipiente para armazenar  os resíduos sólidos de cada secretaria municipal

A partir desta quarta-feira (14), todas as secretarias municipais terão a infraestrutura adequada para o sistema de coleta seletiva. Isto porque, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou o lançamento da 1° fase do Programa ‘ Japeri Recicla ‘ no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.

Na ocasião, foram disponibilizados 80 contentores de lixo na cor azul que vão servir de recipiente para armazenar temporariamente os resíduos sólidos de cada secretaria municipal. O evento contou com a participação de membros de diversas secretarias municipais, como Assistência Social, Agricultura e Pesca, Urbanismo, Governo, de Assuntos Institucionais que já saíram com a sua Lixeira para colaborar com a iniciativa.

O objetivo dos contentores é promover a conscientização ambiental e, para isso, a participação dos servidores é de extrema importância, explicou a coordenadora da coleta seletiva da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Paula. ” Espalhados pelas secretarias, os contentores vão facilitar e estimular a separação e a reciclagem. Além de colaborar com a conscientização ambiental “, disse.

Todo o lixo das repartições públicas será recolhido pela Empresa Pérola que realizará o trabalho de coleta seletiva nestes locais todas as sextas- feiras. De acordo com a titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, “A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo nas secretarias também é necessário e devem ser reaproveitadas. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo”, enfatizou.

Para a Secretária de Urbanismo, Andreia Brito, a cidade tem se destacado muito na política pública dos resíduos recicláveis e os gestores precisam colaborar efetivamente com esta política de educação ambiental. ” Nós gestores dos espaços públicos temos que ser exemplos e participar efetivamente desta política de educação ambiental! No urbanismo, já separamos nosso lixo, mas agora todos ficarão sabendo e podemos até ser ponto de coleta! Parabéns a nossa Prefeita, ao seu vice Carlos Januário e a Secretária do Ambiente Meire e sua equipe! Estamos juntos nessa”, disse.

Participaram da reunião o vice prefeito, Carlos Januário, do procurador geral Marcelo Alves, do gestor da APA Alto Iguaçu, Manoel Mendes, representando a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da diretora do Consórcio Centro Sul I, Francine Ramanho e o Engenheiro Ambiental, Vinicius Braga.

Compareceram ainda, os secretários municipais, de Assuntos Institucionais, Renilton Brandão, de Agricultura e Pesca, José Maurício, de Assistência Social, Ana Paula, de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura, Luiz Henrique, de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio ,Luciano Terra. Além de representantes da Empresa Pérola e Cooper Japeri.