Semast realiza o ‘Desenrola Cad Único’ na Praça Wendel Coelho

A ação é destinada principalmente aos trabalhadores que não conseguem acessar os serviços assistenciais nos horários normais de funcionamento

A noite desta segunda-feira, (11), surpreendeu os trabalhadores que passavam pela Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira, foi a ação ‘Desenrola CadÚnico’ da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast). O evento faz parte de uma iniciativa piloto de atendimento aos trabalhadores que não conseguem acessar os serviços assistenciais nos horários normais de funcionamento.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Paula Alves, esse é um plano piloto que vai acontecer em duas datas, neste dia (11), e no próximo dia, (18) para que os trabalhadores, que normalmente saem muito cedo e voltam para casa muito tarde, possam ter acesso aos serviços da assistência social.

“Queremos que toda a população possa se sentir acolhida na cidade. Esse é um projeto piloto para quem fica fora de Japeri no horário de atendimento dos equipamentos. Estamos bem aqui na praça, no caminho deles, é só acessar e fazer e atualização de cadastro, obter informações sobre benefícios e incluir novos membros”, disse a gestora.

A cidade de Japeri possui mais de 29 mil beneficiários no Cadastro Único, mas ainda há uma parcela da população que por uma questão de horário não conseguia acessar o serviço. É o caso da Maria Vitória, (22), moradora do Santa Amélia. Ela estava chegando na cidade e indo para casa quando viu a ação na praça, foi sua oportunidade de fazer o cadastro e obter informações sobre programas que o cadastro lhe permite acessar.

“Essa iniciativa é de extrema importância. Quem trabalha não pode faltar ou se atrasar no emprego para ir em busca de seus direitos pelo medo de perder sua maior fonte de renda. Estando aqui na praça, nesse horário fica bem melhor. Fiz o cadastro e me informei sobre o Id Jovem”, relatou.

De acordo com o coordenador do Cad Único, Thiago Nunes, o maior programa de transferência de renda do Brasil, o Bolsa Família contempla 17 mil famílias no município de Japeri. “São 40 mil pessoas beneficiárias nos núcleos familiares em todo o nosso município. E das nossas 29 mil famílias cadastradas, 24 mil já foram atualizadas. Com a ação, buscamos essas 5 mil pessoas que ainda estão pendentes e os que querem aderir”, disse o gestor.

A moradora de Engenheiro Pedreira Maria Aparecida pegou todas as informações e vai voltar na próxima segunda-feira, (18), trazendo os documentos para atualização do cadastro. “Preciso incluir meu filho que voltou a morar comigo. Na próxima semana, já vou trazer os documentos”, relatou animada após ser orientada pela assistente social, Juliana Silva.

O Programa Desenrola CadÚnico contou com a atuação de 12 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos, digitadores, motoristas e pessoal de apoio. Para o atendimento é preciso levar identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência. Ação se repete na segunda-feira, (18), das 18h às 20h.