Prefeitura de Japeri inaugura Escola Municipal João XXIII

Obras de reforma e ampliação da unidade de ensino foram entregues neste sábado (2/12)

Neste sábado (2/12), a Prefeitura de Japeri entregou as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal João XXIII. A solenidade foi marcada pela emoção e homenagens aos antigos gestores e professores da centenária escola. Entre elas a professora aposentada Silvia Ontiveros e a ex-diretora Maria Alice Carlos Schiavo, que atuaram na unidade escolar por cerca de 30 anos.

“Estou muito emocionada. Fui diretora por 25 anos e me aposentei aqui. A escola está linda e eu nunca imaginei que ficaria assim tão bonita”, contou.

Com 10 salas e diversos espaços pedagógicos e de convivência climatizados e reformados, o colégio conta com ambientes como sala dos professores e de leitura, auditório, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, além de uma quadra poliesportiva coberta. Toda a nova infraestrutura foi custeada com recursos próprios da administração municipal. 

A unidade de ensino terá a capacidade de atender cerca de 600 alunos no próximo ano letivo. Outro ponto que merece destaque é o número de banheiros adaptados para cadeirantes. No local, nove banheiros serão utilizados, sendo três em cada andar. Além disso, todas as instalações elétricas, hidráulicas e rede de esgoto da escola foram refeitas, assim como pintura e revestimento de pisos.

As obras estavam paralisadas desde 2014, o que obrigou os estudantes a serem alocados no CIEP 206- Cyrene Morais Costa, onde estão até agora. Em junho de 2022, a Prefeitura retomou os trabalhos com um novo projeto de ampliação e reforma. 

Gestores animados com a nova estrutura 

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, enalteceu a importância da nova estrutura da Escola Municipal João XXIII. “Esta escola nos traz muitas lembranças, pois brincávamos aqui nas férias quando eu era criança. Nasci e cresci em Japeri, conheço bem a importância deste prédio, então é um grande orgulho saber que conseguimos transformar a história do João XXIII. A educação é libertadora e temos que valorizar e investir nesta área! E eu quero estar aqui no primeiro dia de aula”, disse a gestora. 

O novo prédio agradou não apenas os ex-alunos, mas também os funcionários da unidade de ensino. A gestora Cristiana do Carmo Cunha, destacou a sua satisfação em ver a escola totalmente reformada. “Eu fui estagiária , professora e atualmente estou como gestora desta escola que tem muita história em Japeri. A escola João XXIII é um patrimônio da cidade. Tenho um grande orgulho e amor por este local que fez parte de toda a minha trajetória na profissão”, pontuou. 

Para a secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, as intervenções foram bem-sucedidas. “Estamos celebrando  uma conquista muito importante para a educação do município. As obras estavam abandonadas desde 2017, encontramos restos de obras e entulhos quando chegamos aqui. Mas trabalhamos bastante e iniciamos a obra em 2022. E hoje pode dizer que entregamos o João XXIII totalmente climatizado e reformado. Aos nossos alunos que vão estudar aqui: a escola é de vocês. Aproveitem o máximo possível!”, apontou. 

Alunos empolgados 

O estudante Edson Pinheiro não escondeu a emoção com a nova realidade de sua querida escola. “Estou muito feliz e emocionado. É a realização de um sonho. Tenho muita vontade de estudar e tenho certeza de que essa nova estrutura vai ajudar muito”, comemorou. Já a jovem Gabriele Vitória destacou os benefícios da reforma para os alunos da unidade de ensino. “Eu não vejo a hora de estudar aqui. O sentimento é de que teremos uma casa nova! Adorei a quadra, a sala de leitura e o refeitório”, disse.

Também participaram do evento os vereadores Walter Trajano, Rogerinho da RR, Mateus Ferraz, Miga, Renan Schiavo, Cristiano Pingin (Secretário de Obras e Serviços Públicos) e Ziel Pavani (Secretário de Defesa Civil).

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*