Depois de seis anos de obras paralisadas, a unidade escolar, centenária, passou por obras de reforma e ampliação
Saudade, orgulho e muitas histórias. Estas são algumas das palavras dos ex-alunos da centenária Escola Municipal João XXIII, em Japeri, que se prepara para ser inaugurada neste sábado (02), após passar por ampliação e reforma de sua estrutura. Toda a nova infraestrutura foi custeada com recursos próprios da Prefeitura de Japeri.
As obras estavam paralisadas desde 2014, o que obrigou os estudantes a serem alocados no CIEP 206- Cyrene Morais Costa, onde estão até agora. Em junho de 2022, a Prefeitura retomou os trabalhos com um novo projeto de ampliação e reforma.
A instituição de ensino mais antiga de Japeri terá 10 salas de aulas e capacidade de atender cerca de 600 estudantes no próximo ano letivo, num ambiente mais confortável e moderno.
A unidade escolar é conhecida por muitas gerações. No local, muitos dos moradores estudaram, têm boas histórias e orgulho de ter feito parte da unidade educacional, como é o caso do Fábio da Costa, de 48 anos.
“Tenho muita história para contar dessa escola. Estudei aqui na época que era colégio estadual. Meus filhos também estudaram e hoje é só gratidão por ver a Escola Municipal João XXIII totalmente repaginada e pronta para ser novamente entregue a população.
“Este colégio marcou a minha vida. Estudei aqui quando tinha apenas dez anos de idade. Desde então, passaram mais de 40 anos. Tenho muitas recordações boas, muita história e saudade. Também tive o prazer de ajudar nas obras de reforma, o que me deixou muito feliz “, comentou o ex-aluno, José Marcos, de 51 anos, que estudou na unidade no ano de 1982.