Educação premia alunos vencedores do Concurso de redação

Os estudantes receberam tablets, notebooks, bicicletas, smartphones, bicicletas, relógio digital, Hoverboard (tipo de patinete) entre outros

Como forma de incentivar a prática da produção textual nas escolas e a consciência crítica, o Concurso de Redação 2023 para os 14 mil estudantes da rede municipal de ensino premiou dez alunos que participaram da disputa. Foram tablets, notebooks, bicicletas, smartphones, bicicletas, relógio digital, Hoverboard (tipo de patinete) entre outros.  A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (30), na Escola Municipal Ary Schiavo que iniciou com os hinos nacional brasileiro e o da cidade. A iniciativa, realizada pela coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com nove categorias que incluíram educação infantil, anos iniciais do 1° ao 9° e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes tiveram a oportunidade de produzir conteúdo de desenho e redação.

A titular da pasta, Caroline Ontiveros, disse que esses concursos incentivam a leitura e a escrita. “Estou muito orgulhosa de estar podendo premiar dez alunos da nossa rede municipal de ensino com este concurso que incentiva diretamente a leitura e a escrita. As 34 escolas da cidade participaram, foram mais de 14 mil estudantes”, declarou.

O evento contou com a presença da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, seu vice, Carlos Januário , outras autoridades municipais e a participação da violinista, Alessandra da Silva, teve como ponto alto o momento da leitura das redações e mostra dos desenhos premiados. Tudo acompanhado pelos gestores, professores e familiares, que aplaudiam.

Premiação

Os primeiros alunos a receberem a premiação na categoria desenho livre, com o tema ” Japeri, meu município é…”, ilustrando a cidade nas categorias A, B e F, foi o estudante Heitor Mendes Ferras, da turma de Educação Infantil da Escola Municipal Antônio Groppo. Ele foi contemplado com uma bicicleta. Já a aluna Ana Raphaela Mariano, do 3° ano da Escola Municipal Professora Celita Rodrigues, recebeu um Hoverboard. A aluna da turma de Jovens e Adultos (EJA), Vilma Miguel Alves, da Escola Municipal Duque de Caxias, foi premiada com um relógio digital.

Na categoria C, D, G e H, os alunos desenvolveram textos narrativos sobre o Casarão, atrativo turístico da cidade. O estudante Gabriel Filgueiras de Noronha, do 5° ano, da Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti ganhou uma bicicleta. Da Escola Municipal Ary Schiavo, da Educação de Jovens e Adultos, três alunos foram premiados, são eles Ana Júlia dos Santos, da 7ª fase, que recebeu um smartphone, Júlio Cezar Ribeiro, que foi contemplado com um smartphone. Já Gabriele Coelho, recebeu um tablet.

Já na categoria E e I, o desafio era dissertar o tema ” Japeri: lendo, aprendendo e escrevendo. Os alunos Nicoly Porto Sarmento, da Escola Municipal Ary Schiavo e a estudante Kaio Miguel Mendes, da Escola Municipal Tania Mara da Silva Carnaval Basílio, ambos do 9° ano receberam um notebook como premiação.

Orgulho

Familiares e convidados acompanharam a solenidade. Mães orgulhosas enalteceram o trabalho dos filhos. “É um prazer imensurável participar desta cerimônia. Minha filha / neta, está participando pela primeira vez, o que me enche de orgulho. Tenho certeza que vai longe, continuar estudando”, disse a dona de casa Ana Maria da Cruz, de 61 anos.

Sua neta, Ana Raphaela, de 09 anos, da Escola Municipal Professora Celita Rodrigues, retratou em desenho o Pico da Coragem. ” Pretendo ser uma pintora famosa. Gosto muito de realizar esses trabalhos na escola e não esperava ganhar este prêmio”, falou emocionada.

Já Ana Júlia dos Santos Duarte, da Escola Municipal Ary Schiavo, disse que o prêmio é uma grande conquista. ” Minha mãe me incentivou bastante, meus professores também. Agradeço muito. Meu sentimento de hoje é de gratidão. Felicidade é o que me resume”, concluiu, sorridente, ao receber o smartphone. O aluno Kaio Miguel Mendes Gama, de 15 anos, recebeu um notebook na premiação e não conteve a emoção. ” Já participei de outras premiações, mas só agora que fui beneficiado com um notebook. Estou muito feliz, pois ele vai me ajudar muito na minha rotina de estudo”, disse.

Fotos: Carolina Freitas