Prefeitura inaugura 10 ruas nos bairros São Jorge e Transmontano

E a sétima edição do Prefeitura em Movimento que realizou cerca de 2 mil atendimentos

Moradores do bairro São Jorge, em Japeri, receberam neste sábado (25), a sétima edição do Prefeitura em Movimento e a inauguração de obras de drenagem e pavimentação. A ação itinerante foi criada com o objetivo de levar atendimentos de todas as secretarias municipais para os moradores das áreas mais vulneráveis da cidade de forma gratuita.

Desde sua criação, o Prefeitura em Movimento já realizou mais de 20 mil atendimentos nas ações que aconteceram nos bairros do Alecrim, Nova Belém, Santa Amélia, Chacrinha, Delamare e Santa Terezinha. Como nos eventos anteriores, a edição no bairro São Jorge, ofereceu orientação sobre a sala do empreendedor, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, exames diversos, atendimento odontológico, atividades lúdicas, pinturas de rosto para as crianças, apresentações culturais de cantores locais, manicure, design de sobrancelhas e pintura facial.

Além disso, serviços como atualização do Cadastro Único, Ouvidoria, agendamentos para emissão de RG e distribuição de mudas e sementes também foram oferecidos. Nesta edição, a Prefeitura Municipal de Japeri realizou a entrega de obras de drenagem e pavimentação em dez ruas dos bairros São Jorge e Transmontano.

A cerimônia de entrega foi realizada pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que se emocionou ao ver o resultado dos serviços realizados no local. “Quero parabenizar a cada morador aqui do bairro. Tenho uma gratidão e um carinho por este local que me acolheu desde a primeira vez que estive caminhando aqui”, falou.

Ela também agradeceu os profissionais da pasta de Obras e Serviços Públicos. “Também quero agradecer a cada técnico do nosso governo. O trabalho e o empenho de vocês também foi um diferencial”, disse a prefeita que destacou sua visita à Brasília, tendo ido direto do aeroporto para a inauguração. “Fomos parabenizados por apresentar projetos para o novo PAC. Estive em Brasília, com quatros ministros, vários  senadores e deputados, não só do Rio de Janeiro, mas todos empenhados em trazer recursos para construirmos o nosso Hospital Municipal. Tenho certeza que Japeri vai viver dias cada vez melhores”, finalizou a chefe do executivo.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos Cristiano Pingin, também não conteve a alegria e falou da satisfação em realizar mais uma entrega. “Que satisfação em realizar mais uma entrega. Agora o bairro São Jorge e Transmontano está entregue. Foi uma obra complexa, difícil de realizar, tivemos diversas intercorrências e ainda há algumas correções a se fazer e vamos finalizar. Todo este trabalho é fruto de uma aliança do bem, se isso está acontecendo é porque existe essa interação com o poder legislativo e executivo”, discursou.

No bairro São Jorge, as Ruas Maria Antonieta, Lucas Antônio dos Santos e Gouveia foram contempladas. Já no Transmontano as vias Gago Coutinho, Viana Castelo, Montijo, Almada, Famalição, da Ladeira e Francisco Fernandes receberam também o serviço.

Moradores aprovaram a iniciativa

Os moradores da localidade e do entorno aproveitaram a oportunidade para acessar serviços como vacina, realizar cadastro para vagas de emprego e consultas de clínica médica. Foi o caso da dona de casa Angélica Almeida, de 39 anos, que levou seu filho de 15 anos para realizar uma consulta. “Peguei o ônibus para levar meu filho que está sentindo dores no corpo até a Policlínica, mas encontrei uma senhora que me falou desta ação. Como é mais perto, resolvi descer”, disse ela.

Quem também aproveitou foi o ferroviário José Roque, de 46 anos. “Trouxe minha mãe que é idosa para ação. Como ela tem dificuldade de locomoção, aproveitei para trazer para completar sua caderneta vacinal. Ela tomou apenas duas doses da covid – 19”, falou.

Sua mãe, Antonieta dos Santos Rodrigues, de 92 anos , disse que ficou feliz com a iniciativa, já que é pertinho de casa. “A ação social foi na minha rua, a prefeitura poderia fazer outras vezes”, disse a aposentada.

A estudante, Marília Silva dos Santos, de 27 anos, realizou o cadastro para vagas de emprego. “Vim para realizar um cadastro para o primeiro emprego. Não tenho experiência nenhuma e tô procurando uma oportunidade em qualquer área”, revelou.

A iniciativa contou com a participação do vice-prefeito, Carlos Januário, do presidente da Câmara Municipal Walter Trajano, dos vereadores professor Josimar de Souza, Matheus Ferraz, Wallace do Salão, Rogerinho da RR, Renan Shiavo e Ziel Pavani, morador da localidade, que discursou demonstrando o sentimento dos moradores com a realização da obra. “Os moradores não acreditavam que seria possível, eu assumi o compromisso de indicar a obra e hoje ela aconteceu. Nós moradores estamos muito felizes, disse.

Estiveram presentes também, secretários municipais e personalidades da cidade como o médico, Carlos Ontiveros, pai da prefeita que percorreu a localidade e reencontrou antigos pacientes; o artesão Delcyr da Hora e a população que aplaudiu as iniciativas realizadas no bairro.