Homens que se cuidam são condecorados no Novembro Azul da Academia da Saúde

O equipamento destacou os usuários que realizam acompanhamento e cuidados com a saúde

Eles são homens que cantam, dançam, realizam caminhadas e exercícios diariamente. Mas, antes de tudo isso, são homens que cuidam da saúde e servem de exemplo para aqueles que buscam uma vida saudável. Assim foi o Novembro Azul da Academia da Saúde que aconteceu na manhã desta sexta-feira, (24), no bairro São Jorge.

Com testemunhos de casos de superação e de vidas transformadas pela prática de exercícios físicos, mudanças de hábito e acompanhamento médico, os participantes puderam dimensionar a importância dos cuidados em saúde para a população masculina.

Para o aposentado, Domingos Joaquim Gomes de Souza, (61), morador do bairro São Braz, é importante aproveitar as oportunidades de relatar o que representa cuidar da saúde. “Eu venho aqui, faço meus exercícios e passo no médico para receber as orientações de como posso ficar ainda melhor. Muitos amigos na minha idade não têm a mesma qualidade de vida. Eu me orgulho do bom velhinho que me tornei”, disse ele recebendo a faixa de condecoração com o título “Eu me cuido!”

‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem’

O evento teve como tema ‘Cuidar da Saúde também é coisa de homem” e o médico geriatra, João Paulo Reina, que realiza os atendimentos na unidade, ressaltou os cuidados e as ações preventivas para o combate ao câncer de próstata.

“Nosso objetivo é chamar a atenção para o cuidado com a saúde do homem, desmistificando esse mal que pode ser vencido por ações preventivas. Em especial o câncer de próstata, que é a segunda doença que mais mata homens no mundo.  Precisamos estar alerta e com a prevenção em ação”, ressaltou o médico.

Segundo a coordenadora da Academia da Saúde, Fabiana Oliveira, foi muito bom realizar a dinâmica de condecoração dos homens que realizam os cuidados com a saúde porque serve de motivação para aqueles que ainda não aderiram. “Queremos que todos entendam a importância dos cuidados. Aqui, eles se cuidam e propagam as informações para a família e amigos.
Entendemos que com uma população bem informada vamos conseguir aumentar os hábitos preventivos e vamos ter homens conscientes de que cuidar da saúde é coisa de homem sim”, relatou a gestora ao lado do grupo.

O usuário Juarez Pontes da Silva, (66), em seu testemunho relata que quer refletir exatamente o local onde mora. “Eu moro no Jardim Resplendor e é exatamente isso que quero demonstrar. Jardim é vida e resplendor é brilho, quero que minha vida brilhe”, disse em seu discurso ao ser mais um homem que se cuida.

Homens foram condecorados e colocaram a faixa “Eu me cuido”
Médico da Semus, Rafael Damasceno é urologista

Câncer de próstata

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal.

Segundo o médico urologista da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Rafael Damasceno, o exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen.

“É preciso desmistificar os cuidados preventivos e ressaltar a importância do atendimento médico à população masculina. O câncer de próstata é uma doença que se for diagnosticada no início tem grandes chances de cura”, disse o médico que atende no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira.

Ampliação do atendimento na rede

Na próxima semana, no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, de segunda, (27) a quinta-feira, (30), a partir das 8h, vai acontecer a realização de 15 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) por dia. O procedimento é utilizado pelo urologista para rastrear a existência do câncer de próstata e vai ser realizado por ordem de chegada.

Os pacientes devem levar identidade, comprovante de residência e cartão do SUS, na recepção da unidade e não podem ter tido relações sexuais, ter realizado exames de ultrassonografia ou toque retal; não ter andado de bicicleta, motocicleta ou a cavalo nos últimos dois dias.