Novembro Azul: conscientização e informação à população masculina no pátio do Centro Municipal de Especialidades

O evento destacou os cuidados preventivos e a importância do atendimento médico

Morador de Japeri, Arlindo Manoel Palmeira é um homem acostumado a cuidar da saúde. Atualmente, o aposentado de 78 anos é acompanhado pelo cardiologista no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira e aproveitou a ação do Novembro Azul promovido pela unidade, nesta quarta-feira, (22), para receber orientações e realizar agendamentos que vão complementar seus cuidados e bem-estar.

“Sou Arlindo, se tirar o ‘ar’ fica ‘lindo’, por aí dá pra ver que tenho que estar bem né”, paciente Cemes

“Vim aqui para saber sobre o exame de próstata. Já sei que posso agendar na segunda e que vai ser feito aqui mesmo”, disse ele,  destacando a importância de zelar por sua qualidade de vida. “Gosto de me sentir bem e para isso, nada melhor do que estar com a saúde boa.  Sou Arlindo, se tirar o ‘ar’ fica ‘lindo’, por aí dá pra ver que tenho que estar bem né”, completou animado.

Segundo a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares, os homens da cidade vivem em dois extremos. Uns que zelam muito pela própria saúde como seu Arlindo e outros como o morador do Marajoara, José Gonçalves, que mesmo sendo da mesma idade do outro paciente, cuida de toda a família, mas acaba não estando atento à própria saúde. “Nossa ação é para conscientização desses homens, que por criação, machismo ou até mesmo por uma real falta de tempo esquecem que precisam também se cuidar”, relata a gestora.

Para o urologista, Rafael Damasceno, é preciso desmistificar os cuidados preventivos e ressaltar a importância do atendimento médico à população masculina. “O câncer de próstata é uma doença que se for diagnosticada no início tem grandes chances de cura. E esse diagnóstico precoce é fácil, feito com um simples exame de sangue (PSA) e com o de toque”, disse.

Rafael Damasceno, médico urologista da Secretaria Municipal de Saúde

Ele destaca que o câncer de próstata tem como causas, além dos fatores genéticos, a obesidade, o tabagismo e a alimentação rica em gordura. E para combatê-lo é importante uma rotina de exercícios físicos, alimentação balanceada com pouca fritura e a partir dos 40 anos a realização de consulta com o urologista para afastar o risco.

José Gonçalves, vai estar na próxima consulta com urologia

Após a palestra e alguns relatos de usuários que passaram na consulta com o urologista, fizeram com que José Gonçalves, conhecido na unidade como “Gaúcho”, anunciasse sua mudança de atitude. “Serei o primeiro paciente do urologista na segunda-feira, vocês vão ver”, determinou o mais novo paciente da unidade.

Ampliação do Serviço à população

A Pasta, aproveitou a temática do Novembro Azul para reforçar os cuidados que a população masculina deve ter com a saúde e  inaugura para a próxima semana no Centro Municipal de Especialidades de Japeri os atendimentos  de proctologia e urologia.

“Os pacientes que moram na área central da cidade não vão mais precisar se deslocar para Engenheiro Pedreira. Esse é mais um serviço que será disponibilizado no Cemes de Japeri”, noticia Tatiana.

Na próxima semana, vai ocorrer ainda, de segunda, (27) a quinta-feira, (30), a partir das 8h, a realização de 15 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) por dia. O procedimento é utilizado pelo urologista para rastrear a existência do câncer de próstata e vai ser realizado por ordem de chegada.

Os pacientes devem levar identidade e cartão do SUS, na recepção da unidade de Engenheiro Pedreira e não podem ter tido relações sexuais, ter realizado exames de ultrassonografia ou toque retal; não ter andado de bicicleta, motocicleta ou a cavalo nos últimos dois dias.