Se Liga na Cultura inicia curso de teatro para estudantes em Japeri

As aulas seguem até 1º de dezembro na Escola Municipal Aristides Arruda. Para outros cursos, acesse o link https://forms.office.com/r/abtqCB2STT

Cerca de 24 alunos participaram da aula inaugural do curso de teatro, nesta terça- feira (21), na Escola Municipal Aristides Arruda, em Japeri. A atividade faz parte do “Projeto Se Liga na Cultura”, que é uma realização do Instituto IECAP, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo e da Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O curso tem o objetivo de desenvolver potencialidades nos estudantes e desenvolver neles a coordenação motora, expressão corporal , integração com os colegas, além de trabalhar a memória, a sensibilização artística, o senso crítico e a disciplina. A aula foi ministrada pelo professor de teatro, Adilson Dias, aos alunos do 5º ano.

Segundo a Secretária Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a atividade gera uma grande integração entre os alunos. “Os alunos gostaram muito da atividade, o que gerou uma grande integração entre eles. O curso não apenas estimula a criatividade e a imaginação, mas também promove habilidades sociais, emocionais e cognitivas essenciais”, ressaltou.

As aulas acontecerão nesta semana desta terça a sexta-feira, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h. Já na próxima semana acontece de segunda a sexta nos mesmos horários. No total, serão duas semanas de atividades com encerramento no dia 01 de dezembro.

Para a coordenadora do Projeto Se Liga na Cultura, no Rio de Janeiro, Marilene Claro, os moradores da cidade de Japeri receberam uma grande oportunidade de se profissionalizar de forma gratuita. “Trouxemos diversos cursos gratuitos para a cidade. O primeiro foi o de Biojoias, que foi um sucesso. Este de teatro é o segundo e foi muito bem aceito pelos alunos. Após o término desta atividade, vamos iniciar com a culinária sustentável e o de fotografia. Todas as oficinas do projeto profissionalizam crianças , jovens e adultos e tudo de forma gratuita, o que é muito interessante”, declarou.

Os alunos participaram atentamente das atividades. Foi o caso da adolescente Isadora da Silva Oliveira, de 13 anos, moradora do bairro Nova Belém. ” É minha primeira oportunidade na área de teatro. Estava procurando um curso no Facebook e vi na página da prefeitura e fiz a inscrição “, disse ela que estuda na Escola Municipal Ay Shiavo.

O estudante Alexandre Nonato Modesto de Oliveira, de 11 anos , ficou ansioso para participar da turma. “Quando fiquei sabendo que a minha turma iria participar, fiquei ansioso. Para o primeiro dia de aula, já gostei muito”, comemorou o aluno.

Projeto Se Liga na Cultura

O projeto Se Liga na Cultura chegou pela primeira vez à cidade de Japeri, com a oferta de mais 2 mil oficinas gratuitas de biojoias , teatro, fotografia, culinária sustentável , formação de liderança e trilha de criatividade destinadas a pessoas com idades de 11 a 35 anos.

A primeira oficina de Biojoias aconteceu no sábado (11), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê (em frente ao fórum). O curso ensinou a fazer bijuterias de forma sustentável com elementos da natureza, como sementes, folhas, entre outros. Os cursos de fotografia, culinária sustentável , formação de liderança e trilha de criatividade ainda estão com inscrições abertas e quem desejar participar basta acessar o link https://forms.office.com/r/abtqCB2STT