Avenida Barão da Taquara, no Aljezur é asfaltada pela Prefeitura de Japeri  após passar anos cortada ao meio  por um  valão

Crianças e até carros foram resgatados do local que agora só está na memória dos moradores

E o que parecia impossível para os moradores do bairro Aljezur, especialmente quem vive às margens da Avenida Barão da Taquara, se transformou em realidade.  É que nesta sexta-feira (10), finalmente o asfalto chegou à Avenida Barão da Taquara, que era dividida ao  ao meio por um  corpo hídrico (valão) , onde até as crianças têm na memória histórias de quedas, bolas perdidas e achadas e até de carros que caíram neste valão, agora no passado.

No total, 400 toneladas de asfalto chegaram e enquanto caía dos caminhões, os moradores e comerciantes observavam os operários tratando de cada detalhe. A obra é realizada com recursos próprios da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

As crianças já estão aproveitando para andar com suas bicicletas, patinetes e jogar bola no final da tarde. É o caso de Laura Coelho de Almeida, de 09 anos, que caiu diversas vezes no córrego da Avenida Barão da Taquara. “Já caí diversas vezes no valão. Lembro que meu pai me resgatou uma vez porque bebi muita água. Agora está muito bonito, vou brincar muito por aqui com as minhas irmãs”, afirmou, a menina que é filha de um dos operários que atuam no local.

“Moro aqui desde 2011, e era muito ruim brincar nas ruas. Era tudo muito feio, com valão, lama e poeira. A partir de hoje, vou poder jogar futebol e andar de bicicleta com meus amigos”, disse, Alessandro Cruz da Silva, de 13 anos.

Transformação

Atento à transformação da via pública, o comerciante Marcelo Pereira Gomes, de 48 anos, descreveu a sensação de acompanhar as obras de perto desde o início. ” Ver este asfalto chegar é uma felicidade danada. Tenho meu comércio na avenida Barão da Taquara e sempre passava sufoco. Tinha rato, cobra, sem contar o cheiro ruim que exalava. Agora com esse novo cenário, todos os comércios serão valorizados, com certeza”, disse.

A dona de casa Cintia da Cruz Oliveira ressaltou que asfalto é mais que um auxílio na mobilidade, é também dignidade. “Fico muito feliz com essa iniciativa da prefeitura, que está asfaltando várias ruas aqui no bairro. Inclusive a minha que há longos anos era tudo barro. Hoje percebo a importância deste trabalho que garante mobilidade e dignidade aos moradores”, falou, a moradora que está no bairro há 10 anos.

Ruas beneficiadas

Até o momento, as Ruas s Maria Gomes, Antônio Gomes I, Antônio Gomes II, Dom Manoel Gomes filho I e II, Dom Manoel Gomes I, Piracaba, Gabriela Gomes I e Dom Manoel Gomes II, trecho da Guaíba, Trecho da Jupira e Rua Javari já receberam drenagem e pavimentação. Na região, 22 ruas serão contempladas com as obras de infraestrutura.