PSE: descontração e muitas ações em saúde para os alunos da Escola Municipal Darcílio Ayres, em Japeri

A unidade que fica em Nova Belém é uma das atendidas pelo programa que cobre toda a rede de ensino

O Programa Saúde na Escola chegou à unidade de ensino municipal Darcílio Ayres Raunheitti, em Nova Belém, nesta terça-feira, (31), levando informação, descontração e muitas ações em saúde. A iniciativa, da Prefeitura de Japeri, acontece mensalmente nas escolas possibilitando o aumento da cobertura de multivacinação, pesagem para o Programa Bolsa Família, teste rápido para sífilis, HIV e hepatites e outros atendimentos.

Segundo a enfermeira Michele Silva, o avanço e o fácil acesso às novas tecnologias aproximou crianças e adolescentes do sedentarismo. “Hoje, elas ficam muito presas em frente à televisão, no computador e uso de celulares, acabam engordando porque não praticam nenhuma atividade física, não se movimentam. Tudo isso aumenta o risco de desenvolvimento da diabetes e hipertensão arterial no futuro. O Programa contribui não só com informações, mas com a interação de atividades e conscientização sobre bem-estar em saúde”, disse.

A equipe da Unidade Básica de Saúde de Nova Belém realizou atividades recreativas com circuito esportivo, danças, brincadeiras e palestra sobre a prevenção da obesidade infantil. A equipe foi composta por 12 profissionais entre agentes de saúde e administrativo; enfermeiros e técnicos de enfermagem e, professores de educação física.

“Nossa função como profissional da saúde é incentivar essas crianças a praticar atividades físicas. É muito importante para se ter uma boa saúde e desenvolver também o lado cognitivo”, disse Michele.

Segundo a gestora da unidade de ensino, Leila da Silva, a parceria Educação e Saúde é algo de muita importância para o desenvolvimento das crianças. “Através dessas ações nossas crianças aprendem muito e levam os conceitos para suas famílias”, disse apontando para as crianças da educação infantil que desenvolviam ao som da música ‘Tchutchuê’ do grupo Pequenos Atos, o reconhecimento das partes do corpo e o exercício de movimentar as articulações, “polegar pra frente (polegar pra frente), cotovelo pra trás (cotovelo pra trás), perna dobrada (perna dobrada), os pés pra dentro (os pés pra dentro), tchutchuê, tchutchuê é uma dança bem legal.”

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) realiza a integração entre as Pastas da Educação e da Saúde, com objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, promovendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.