Japeri celebrará o Dia Municipal da Cultura no próximo sábado (4/11)

Programação especial conta com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira

No próximo sábado (4/11), a Prefeitura de Japeri promoverá uma grande celebração em homenagem ao Dia Municipal da Cultura (Lei 1.292 de 2014). O evento, que ocorrerá no Paço Municipal, a partir das 13h, contará com uma vasta programação e a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira ditará o ritmo deste momento mais do que especial para o cenário cultural japeriense. A ação também irá festejar o Dia Nacional da Cultura (comemorado em 5 de novembro).

As principais manifestações culturais e linguagens artísticas do município irão compor uma exposição e a Secretaria Municipal de Cultura promoverá um plantão de atendimento aos agentes culturais.

O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., destacou a importância da comemoração. “O Paço Municipal será palco de uma verdadeira celebração da diversidade cultural de Japeri. A programação começa às 13h com as apresentações das tendas, que representarão as diferentes linguagens artísticas do município, e logo depois teremos as atrações locais e a Orquestra Sinfônica Brasileira.”, disse o gestor.

Participação da Orquestra Sinfônica Brasileira

Desde 2017, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) desenvolve atividades de impacto social através do ensino de música com o projeto Conexões Musicais. A OSB realiza imersões e residências pedagógicas com polos educacionais de todo o país e os músicos da Orquestra ministram aulas de instrumentos sinfônicos para jovens estudantes de música.

No próximo sábado, Japeri será palco do Concerto do projeto Conexões Musicais, que envolve os pólos educacionais parceiros da Baixada Fluminense. Grupos artísticos locais irão se apresentar durante a programação, que contará com a participação especial do Coral Conexões Musicais, formado por 50 crianças de oito a 12 anos, integrantes dos corais criados pela OSB ao longo do ano em 7 escolas públicas distribuídas pelos municípios de Duque de Caxias, Paracambi, Nova lguaçu e Japeri.

A Orquestra Sinfônica Brasileira subirá ao palco para apresentar um repertório inteiramente nacional preparado especialmente para a ocasião. No programa, estão obras como “Suite P.ernanbucana”, do compositor Guerra-Peixe; “Psalmus”, de João Guilherme Ripper; “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, entre outras. No decorrer do concerto, alunos dos polos musicais parceiros do projeto Conexões Musicais se juntarão à Orquestra para tocar junto com seus professores.

Foto: Lucas Alexandre