A ação reuniu o Programa de Atenção Integral à Mulher, o Cram, a Economia Solidária e a Patrulha Maria da Penha
Nesta sexta-feira, (20), a Prefeitura de Japeri levou informação de cuidados em saúde e proteção para as colaboradoras da Empresa de Cosméticos Granado, que transformou seus corredores em um ambiente todo voltado para o Outubro Rosa. A ação teve ainda, palestra da Patrulha Maria da Penha e os artesanatos da Economia Solidária.
“O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização da necessidade de prevenção do câncer de mama e do colo do útero, mas, precisamos unir as informações sobre toda a rede de prevenção e promoção da saúde e segurança da mulher. Ver esse momento acontecer num ambiente corporativo é muito importante porque são informações para todas as mulheres, de todas as classes e momentos da vida”, disse Ruth Valentin, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca).
Para a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Regiane Ribeiro, esses eventos ampliam o alcance das informações e consequentemente aumentam a proteção, o cuidado e o olhar vigilante da sociedade, tanto na saúde quanto na proteção às vítimas de violência.
“As colaboradoras tiveram um momento de reflexão, após o horário do almoço assistiram a palestra da Patrulha Maria da Penha e ao saírem, passam aqui nesse corredor onde conhecem os cuidados em saúde com a equipe do Paismca, nós abordamos quanto às atividades de acolhimento e proteção do Cram e chegam na Economia Solidária onde ocorre a exposição dos produtos artesanais, e tudo isso acontece na cidade de Japeri”, disse Regiane que também é psicóloga e já pensa em novos temas para o desdobramento da parceria com a Granado.
A representante do Fórum de Economia Solidária, Gilza Rosa, destacou a importância do evento para as empreendedoras. “Essa é uma excelente oportunidade para apresentação aos colaboradores da empresa que não conhecem o nosso trabalho. Tivemos vendas e encomendas. Estou muito feliz em fazer parte desse momento que une esses dois mundos de produção, sendo ainda melhor por ser em prol da prevenção e da proteção das mulheres”, disse ela, acompanhada pela artesã, Adriana Silva.
Patrulha Maria da Penha
O evento contou com a participação da Patrulha Maria da Penha do 24º Batalhão de Polícia Militar, que realizou a palestra sobre violência contra a mulher e destacou o reconhecimento dos tipos de violência, os sinais e formas de identificação e ainda, os canais de denúncia, as formas de solicitação das medidas protetivas e o trabalho de monitoramento da Patrulha junto às mulheres com medidas de proteção em vigor. A palestrante Cabo Gisele, abordou ainda a necessidade de estarem sempre vigilantes nos cuidados em saúde, acessar os serviços de prevenção e diagnóstico e que a Patrulha Maria da Penha está presente para contribuir com a redução da mortalidade.
Granado
A Granado apresentou o conceito de que amor e cuidado são duas atitudes que vão muito além de uma rotina com a pele e de usar produtos de boa qualidade. De acordo com a empresa, o amor próprio envolve olhar para a saúde de forma integrada. E por esse motivo, o Outubro Rosa foi o tema do evento.
A prevenção ao câncer de mama é essencial, por isso, é preciso dialogar sobre o tema e tornar esse debate frequente. É dessa forma que mais pessoas começam a realizar exames preventivos e incentivar outras tantas a fazer o mesmo.
Fotos: PMJ e Patrulha Maria da Penha