Prefeitura de Japeri promove a 1ª Conferência Municipal de Juventude

Encontro reuniu inúmeros jovens no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho

Nesta sexta-feira (13/10), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), realizou a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Japeri. Com o tema “reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, o encontro ocorreu no auditório da Semast, em Engenheiro Pedreira, e representou uma importante oportunidade de reflexão e discussão sobre a realidade dos jovens japerienses.

A divisão dos integrantes em grupos de trabalho (GT) foi uma das metodologias propostas pela Conferência. O objetivo da mobilização era fomentar a discussão dos temas do encontro, identificando desafios locais e formulando recomendações práticas para o governo municipal, estadual e federal. Ao todo, 11 eixos temáticos foram debatidos pelos GT’s e por uma plenária.

MESA DE ABERTURA E INÚMERAS ATIVIDADES

A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Ana Paula, a subsecretária da Semast, Sara Costa, o vereador Mateus Ferraz, o superintendente da juventude do Estado do Rio de Janeiro, Luan Monteiro, e a coordenadora de políticas de juventude do Estado do Rio de Janeiro, Monique França, foram os componentes da mesa de abertura da 1ª Conferência Municipal de Juventude de Japeri. A reunião também definiu a eleição de suplente e vacância do Conselho Municipal de Políticas para a Juventude.

A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Ana Paula, valorizou a proposta da Conferência e agradeceu a contribuição dos integrantes da mesa de abertura. “Nossa primeira conferência foi muito produtiva, e certamente será a primeira de muitas. Conseguimos passar aos jovens sobre a importância deste dia para a juventude de Japeri. As ideias e perspectivas dos jovens são imprescindíveis para que possamos construir políticas públicas efetivas”, pontuou.

O superintendente da juventude do Estado do Rio de Janeiro, Luan Monteiro, defendeu que a Conferência representa um momento histórico para a cidade de Japeri. “Parabenizo a Semast pelo excelente trabalho. Japeri deu o primeiro passo para construir propostas ao lado da sua juventude. A casa estava cheia, e isso no meio de um feriado, então os efeitos deste evento serão decisivos. Ter uma estrutura formada de juventude na cidade é um ponto fundamental”, elogiou.

JOVENS ENGAJADOS

A japeriense, Ana Carolina, de 16 anos, se mostrou confiante com o presente e o futuro da juventude de Japeri. A estudante participou ativamente das discussões propostas pela Conferência. “Fiquei muito feliz em participar deste evento. Os jovens precisam ter voz. Quando somos inseridos nos ambientes de discussão, as propostas surgem de forma natural. A administração municipal teve essa sensibilidade de reunir os jovens da cidade, então estamos muito satisfeitos”, disse.

A jovem Linda Lisa, de 15 anos, mora no bairro Citrópolis. Para ela, a Conferência foi uma experiência inesquecível. “Falamos sobre muitos assuntos, como saúde, esporte, educação, segurança e meio ambiente. O meu grupo de trabalho sugeriu três propostas. Saber que as minhas ideias serão discutidas por inúmeras pessoas do nosso município, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, é realmente maravilhoso”, disse.

Fotos: Lucas Alexandre