O curso é uma parceria com a Firjan/Senai e formou 60 jovens japerienses
Um dia especial com a abertura de novos caminhos e oportunidades para os 60 alunos que concluíram o curso de assistente de operações em logística e tiveram nesta sexta-feira, (6), no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo a cerimônia de formatura.
A iniciativa é da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O secretário municipal, Luciano Oliveira, destacou a importância da parceria com a Firjan/Senai, o incansável empenho da equipe da Semdic para que todas as etapas do curso fossem cumpridas e parabenizou os alunos pela dedicação e formação. “Hoje, venceram mais uma etapa, estão de parabéns. Mas, a nossa luta por cada formando é contínua, agora a nova etapa é lutar pela empregabilidade”, disse ele.
Presente no evento a Prefeita, Fernanda Ontiveros, falou do quanto o conhecimento é libertador e de como uma de suas missões é a de abrir a janela das oportunidades para fazer de Japeri um lugar com dignidade restaurada, devolvendo ao povo a auto estima. “Esse momento pra gente é um sonho. A educação é a base, é a força. As pessoas podem nos tirar tudo, menos o conhecimento. Ele é libertador e nós vamos trabalhar sempre para que o povo da minha cidade tenha o maior acesso possível à educação e possa ser um povo independente. Estou muito orgulhosa de cada um de vocês”, disse frisando que os formandos possam ter nela, não somente a prefeita. “Vocês têm aqui uma amiga”, completou.
As alunas Raquel Noberto e Islene de Oliveira foram as representantes das turmas que cursaram nas escolas municipais Bernardino de Melo e Ary Schiavo. As formandas agradeceram a gestão municipal pela sensibilidade de olhar para a necessidade de qualificação profissional dos moradores da cidade e por trazer aliados de peso, que fizeram a diferença na capacitação e na qualidade da formação. “É muito lindo ver quando as pessoas nos olham na rua com o uniforme da Firjan/Senai e nós explicamos que é uma ação da nossa prefeitura, que nos capacita para termos oportunidade de emprego dentro da nossa cidade, de forma gratuita”, declarou Islene.
Já Priscila Fonseca, se emocionou ao dividir com os presentes que há 18 anos não entrava numa sala de aula. “Vocês foram anjos em nossas vidas, nos permitiram sonhar com um futuro melhor. E ainda colocaram a professora Lorene para nos ensinar. Ela foi muito importante em todo esse processo da nossa formação”, declarou se referindo a professora Lorene Silva, que emocionada disse que foi muito bom ensinar a quem tem sede de conhecimento e orientou. “Não parem de buscar conhecimento, seja numa empresa ou na vida. Meu coração tá quentinho com a certeza da missão cumprida”.
Representantes da Firjan/Senai, a pedagoga Ana Clara Scarinci e o técnico Lucimar Lima expressaram a qualidade da parceria formada com a Prefeitura de Japeri e o momento ímpar de estar com eles no momento de conclusão. “Foi um prazer acompanhar o desenvolvimento de vocês e estar aqui nessa conclusão”, disse Ana. Os alunos receberam ainda as felicitações do técnico Lucimar. “Só vocês sabem o que passaram pra chegar até aqui. Mas, não parem e que na dança da vida a felicidade seja sempre o par de vocês”, completou o profissional.
Prestigiaram o evento, o vice-prefeito, Carlos Januário; que relembrou os pedidos de oportunidades de profissionalização recebidos por ele e a prefeita nas caminhadas nos bairros da cidade; a secretária de Educação, Carolina Machado, que recebeu os agradecimentos pela cessão dos espaços nas unidades de ensino onde as aulas ocorreram; a subsecretária de Comunicação, Madalena Ângelo, que foi a cerimonialista do evento; a mãe da prefeita, a professora Silvia Ontiveros e a equipe da Semdic.
Novos caminhos e oportunidades
O curso de Assistente de Operações em Logística teve a duração de três meses, aconteceu nas escolas municipais Ary Schiavo e Bernardino de Mello e contou além das aulas práticas, com uma visita técnica nas dependências da empresa de cosméticos Granado, onde os alunos vivenciaram o dia a dia do setor de logística industrial. “Nosso agradecimento no dia de hoje, não é porque fizemos um curso, é por toda a qualidade que nos foi ofertada. Eu andei pela Granado, identificando tudo que aprendi dentro da sala de aula, isso mostra o compromisso da prefeitura e da Firjan/Senai com a qualidade da nossa formação”, disse a formanda, Raquel Noberto.
“O momento é único, não é apenas uma formatura ou uma conclusão de curso. É a abertura de novos caminhos e oportunidades. Etapa em que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai permanecer ao lado de vocês para buscarmos juntos a empregabilidade”, declarou o secretário Luciano Oliveira.
Depoimentos
A aluna Islene de Oliveira, de 32 anos, satisfeita com o ensino que obteve, disse que está se formando no curso graças ao trabalho que a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros vem realizando no município. “Um curso de tanta qualidade assim e gratuito, é difícil de se achar”, afirmou, exaltando também com elogios, o empenho da professora, Lorene.
Patrick Lopes, (32), contou que foi emocionante estar em uma cerimônia de formação desse nível, onde o foco foi direcionado para a qualificação dele e dos colegas. Destacou também que suas expectativas foram superadas. “Não esperava ter aulas tão completas e com a qualidade da professora, Lorene Silva, que fez um excelente trabalho”, declarou.
Para Rafaela Soares, de 20 anos, moradora do bairro Nova Belém, a boa notícia começou com a escolha da Escola Municipal Ary Schiavo como um dos pólos para realização das aulas do curso realizado pelo programa Qualifica Japeri. “Eu levo apenas 20min da minha casa até a instituição. É gratificante estar formada em mais um curso, e dessa vez, em logística”, disse demonstrando gratidão a toda a equipe que fez o curso acontecer. “Estou confiante para conquistar meu espaço no mercado de trabalho”, finalizou a estudante, com um grande sorriso no rosto.
Fotos: Lucas Alexandre
Texto com colaboração de Christian Augusto