Japeri já tem seus novos conselheiros tutelares

A cidade teve um total de 5455 votos válidos

Já era tarde quando o último voto foi aberto na sala de audiências do Fórum de Japeri, em Engenheiro Pedreira, local onde as urnas ficaram resguardadas após a conclusão da votação para o Conselho Tutelar da cidade que aconteceu no domingo, 1° de outubro. A eleição teve 5455 votos válidos.

A votação,  iniciada às 8h do domingo, teve 23 candidatos  que durante todo o mês de setembro fizeram campanha e buscaram convencer os eleitores a comparecer às urnas e exercer a sua cidadania.

Na apuração o candidato eleito em primeiro lugar teve uma diferença de 71 votos em relação ao segundo colocado. Douglas Marini, que desde a inscrição recebeu o número (01), ficou com a primeira posição, recebendo 610 votos,  enquanto a candidata (40) –  Ilzineia Nicacio  ficou com 539 votos. Os outros foram, (04) Jose Luiz, 527; (20) Elias de Oliveira, 467 e (26) Leandro Louras, 408.  Foram apurados ainda, 9 votos nulos e 27 em branco.  O Conselho Tutelar elege cinco membros para um mandato de quatro anos (2024-2028).

A Prefeitura de Japeri,  por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho  (Semast), disponibilizou três locais de votação na cidade, as escolas municipais Ary Schiavo, em Japeri, e a Bernardino de Melo, em Engenheiro Pedreira, além do Centro Municipal de Especialidades, no Mucajá.

A prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, usou as redes sociais para convidar toda a população a comparecer às urnas e eleger os próximos garantidores de direitos das crianças e adolescentes de Japeri. “O voto não é obrigatório, mas, nossas crianças e adolescentes precisam dessa participação da população. Os conselheiros tutelares são importantíssimos na proteção e na garantia dos direitos. Mas, antes a ação é nossa, através do exercício da nossa cidadania, o voto”,  declarou a gestora, que votou logo pela manhã.

Para o presidente do CMDCA de Japeri,  Francisco Canindé,  foi mais uma eleição  que a  cidade deu um bom exemplo de cidadania. “Mais um desafio vencido, tivemos uma votação expressiva, com grande participação da população, num dia de chuva que inibe as pessoas de  saírem de casa. O CMDCA prepara agora os próximos passos, a capacitação  e a posse dos eleitos”, disse.

Foram eleitos ainda os suplentes: (13) Aline Oliveira, 366; (22) Fernanda Cristina, 352; (03) Adriana Silva 300; (10) Andressa Natália 248; e (28) Wenderson  207.

Conselhos Tutelares

Os conselhos tutelares foram criados a partir da Lei 8069 de 1990 que estabeleceu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como a norma legal da proteção integral à criança e ao adolescente. Parte importante do fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, os conselheiros tutelares são escolhidos a cada quatro anos sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial para garantir o cumprimento da lei. O voto não é obrigatório e o próximo mandato é de 2024 – 2028.