2ª Jornada Formativa LGBT acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri

A Jornada Formativa é um processo de ensinamento que vem sendo feito durante toda a existência do Centro de Cidadania LGBT, Baixada II, em Japeri. E nesta quinta-feira, (28), a segunda edição aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira.

O objetivo do encontro foi agregar os servidores da saúde e estabelecer protocolos de acolhimento e tratamento humanizado a essa população nos atendimentos em saúde, respeitando o direto a serem direcionados pelo nome social e atendidos de forma inclusiva.

Para a coordenadora do Centro de Cidadania, Ana Costa, a construção dessa parceria tem uma importância singular porque dá aos servidores da saúde o conhecimento da legislação e dos direitos da população LGBT. “A primeira jornada foi na Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), hoje na saúde. E assim a gente consegue agregar mais e mais em orientação e formação dos agentes públicos para que Japeri seja pioneiro em políticas de inclusão”, disse.

Segundo ela, a população LGBTI vem crescendo muito no município, sendo a maioria dos 1.208 atendimentos do centro, que também atende Seropédica e Paracambi, no ano passado.

O subsecretário de planejamento, Charles de Jesus, destaca que o serviço de Educação permanente cumpre seu papel institucional na busca por parcerias que dão legitimidade às leis de inclusão, mas que principalmente, atuam para a disseminação das diretrizes de atendimento igualitário e humanizado. “Estamos em um tempo de buscar a capacitação dos profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo assim a Educação permanente traz a discussão de gênero para os profissionais. Seguimos buscando em equipe o respeito às diferenças”, declara.

O palestrante, Gleydson Paiva, falou sobre a “Saúde LGBTQIA+: desafios e perspectivas”. Ele que também é assistente social e mestrando em Saúde Coletiva (IFF/Fiocruz), apresentou aos servidores suas experiências no Ambulatório de Atenção Integral em Saúde LGBTQIA+ de Resende e as perspectivas e desafios, diante dos 12 anos da Política Nacional de Saúde Integral LGBT. “Esse foi um momento de trocas, conexões e discussão, onde tive a oportunidade de ensinar e aprender”, disse o palestrante.

O evento contou ainda com as apresentações da equipe técnica do Centro de Cidadania LGBT – Baixada II, psicóloga Nathana Braz; da advogada, Fernanda Pereira e da Assistente Social, Lucilene Maia.  A psicóloga do Programa Viva Japeri, Ana Paula Bittar, discorreu sobre as violências sofridas pela população LGBT.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, definiu a jornada como um processo de multiplicação dos conteúdos e desenvolvimento da política pública para população LGBT. “Essa parceria demonstra todos os nossos esforços para a continuidade do processo de inclusão da comunidade LGBT”.

Centro de Cidadania LGBT Baixada II

Os Centros de Cidadania LGBT são equipamentos públicos do Estado do Rio de Janeiro onde são ofertados atendimentos jurídico, social e psicológico às pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneras, além de funcionar como mobilizador em políticas públicas de combate à homofobia, a transfobia e de promoção da cidadania LGBT.

Em Japeri, o Centro de Cidadania LGBT – Baixada II, funciona há dois anos e atende os municípios de Japeri, Seropédica e Paracambi. Possui uma equipe com sete profissionais, entre elas membros da comunidade LGBT.

O Centro também compõe o Programa Rio Sem LGBTIfobia que conta com 18 equipamentos em todo o estado do Rio de Janeiro e faz parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH).

Fotos: PMJ