Secretaria de Cultura oferece oficina gratuita de criação de portifólio

A atividade aconteceu nesta sexta-feira (29), no Centro Cultural, no bairro Mucajá, em Japeri

Qual o profissional do meio artístico que ainda não teve dúvidas em elaborar seu próprio portifólio? O documento é, basicamente, uma lista que reúne os melhores trabalhos do profissional, mas muitos ainda não sabem criar. Pensando em ajudar este público, a Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta sexta-feira (29), a oficina gratuita de criação de portifólio no Centro Cultural, no bairro Mucajá, em Japeri.

A oficina foi ministrada pela equipe de produtores culturais da pasta e destinada ao público do meio cultural da cidade, com aula teórica e prática de como e criar o documento que reúne informações sobre a atuação cultural, experiências e habilidades profissionais do candidato.

Durante a atividade, os participantes também puderam esclarecer dúvidas e foram orientados quanto às principais estratégias para anexar imagens ilustrativas, que comprovem o tempo de atuação, as experiências profissionais e habilidades adquiridas, entre outros.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Junior, o portifólio garante um maior profissionalismo na carreira dos profissionais, e é um dos itens obrigatórios para a participação em editais. ” É muito importante que o artista esteja atento as informações que estão sendo colocadas no portifólio. É necessário que sempre atualize para atender todos os requisitos para participar dos editais. E estamos fazendo esta oficina, exatamente para isso. Para ensinar este público como anexar suas informações corretamente”, declarou.

Uma das participantes foi a artesã, Gilza Rosa, de 53 anos, que mora no bairro São Jorge. “A oficina foi muito proveitosa e enriquecedora , principalmente porque muitos artistas da nossa cidade têm anos de história e trabalho e ainda não sabem como criar este documento tão importante”, falou.

Já Regina Maria Silva, também artesã, disse que o portifólio resume a vida do artista e é o primeiro passo para participação em editais. ” Essas oficinas nos ajudam a criar corretamente o currículo de trabalho. Tudo que aprendi, vai facilitar muito a minha vida”, disse.