Quadra do Mucajá será palco da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Japeri

Evento ocorrerá no próximo sábado (30/09), das 8h às 18h

No próximo sábado (30/09), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoverá a 4ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, que está programado para ocorrer na Quadra do Mucajá das 8h às 18h, contará com a participação da sociedade civil e do poder público e tem o objetivo de proporcionar um espaço para reflexão, debate e avaliação das políticas culturais da cidade. 

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a  4ª Conferência Municipal terá seis eixos temáticos: 1) Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2)Democratização do acesso à cultura e Participação Social; 3) Identidade, Patrimônio e Memória; 4)Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5)Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e 6) Direito às Artes e às Linguagens Digitais. 

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO É FUNDAMENTAL 

Após a plenária final para discussão das propostas construídas na Conferência Municipal, haverá a eleição dos delegados que vão representar Japeri na Conferência Estadual. A 4ª Conferência Municipal de Cultura é uma etapa integrante das conferências Estadual e Nacional, em atendimento às diretrizes do Plano Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Cultura.  

Para a subsecretária de Cultura, Daniela Beliago, a Conferência Municipal possui um papel imprescindível para a cultura e a arte de Japeri. “A participação na IV Conferência Municipal de Cultura é fundamental para quem deseja contribuir cada vez mais com o desenvolvimento e fortalecimento da cultura em nosso município. É uma oportunidade para colaborar na elaboração de políticas públicas que atendam aos anseios do setor cultural promovendo a valorização da diversidade cultural e o acesso igualitário aos bens culturais.”, disse ela.

Qualquer cidadão maior de 16 anos poderá participar da Conferência Municipal e as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/G4RKWRrX5P2L4nVJA.  Os registros podem ser realizados até às 9h do dia 30 de setembro. 

SÁBADO MOVIMENTADO PARA A CULTURA JAPERIENSE 

No próximo sábado (30/09), também ocorrerão as eleições para vacância e suplentes dos conselheiros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Japeri e o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo. A programação da Conferência será encerrada às 18h, mas as atividades culturais continuam até às 20h com a comemoração ao Dia do Crochê e o Sarau Rita Diva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*