‘Como ser um fornecedor da Prefeitura de Japeri’, foi o tema da palestra que reuniu MEI’s da cidade que querem trabalhar com a gestão municipal

A ação aconteceu na sede da Instituto Municipal de Previdência (Previ-Japeri) e foi ministrada pela presidente da comissão de licitação, Katia Barros

Um encontro que estabeleceu um novo momento para a Prefeitura de Japeri no relacionamento com os microempreendedores e microempresários locais. Foi a palestra ‘Como ser um fornecedor da Prefeitura de Japeri’, organizada pela parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nesta terça-feira, (26), na sede da Instituto Municipal de Previdência (Previ-Japeri), em Engenheiro Pedreira.

A palestra foi ministrada pela presidente da comissão de licitação, Katia Barros, em companhia do pregoeiro, Caíque Pereira.  “Foi uma manhã totalmente voltada para aprender a lidar com os trâmites de uma licitação pública, entender o porquê de certidões e documentos, pregões eletrônicos e como funciona a comunicação entre a gestão pública e um fornecedor”, disse.

Segundo ela, não faz sentido terem fornecedores tão perto e buscarem longe os insumos e produtos que o município precisa comprar. “A Prefeitura busca trazer os negócios locais da cidade para mais perto e isso é um marco importante quando pensamos em crescimento. Esse financeiro vai girar aqui, com mão de obra, produtos e bens, isso é desenvolvimento”, declara.

Para ela, é preciso desmistificar os processos para que os donos de negócios locais estejam motivados a participar dos pregões que são 100% eletrônicos e seguros. Mas, para a microempresária Halessa Bochat, dona de um restaurante gourmet, em Engenheiro Pedreira, a dificuldade dos MEI’s e dos microempresários ainda está na concorrência com grandes empresários. “Concorrer com grandes empresários ainda nos desmotiva. Se estivéssemos concorrendo entre os negócios existentes na cidade, seria uma concorrência mais leal”, desabafa.

O pregoeiro Caíque destaca que é preciso analisar cada processo, mas que os empreendimentos locais podem ter vantagens que outras empresas que se habilitam a nível Brasil não possuem. “Numa concorrência entre uma empresa de São Paulo, por exemplo, e outra aqui da cidade, a local tem a vantagem de não necessitar de frete e pode ter uma entrega mais rápida também. Por isso, queremos que estejam com todas as informações e certificações para darem esse passo rumo ao crescimento”, assegura.

Já Luiz Paulo, que atua no ramo de panificação com pães, bolos e biscoitos, demonstra otimismo e vislumbra um futuro promissor para os negócios de Japeri. “Eu antes tinha interesse, mas não sabia como fazer. Então, fui convidado pela Sala do Empreendedor e descobri o caminho. Agora vou me aprofundar e chegar ao objetivo que é fazer meu negócio crescer, gerar oportunidade de emprego para minha cidade e fazer a economia girar. Vamos crescer todos juntos, a cidade, os negócios e as pessoas”, declarou animado com o leque de possibilidades que se abriram.

A subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Marcia Cristina, destaca que esse é um dos papéis da Sala do Empreendedor, promover a circulação de informações importantes para o crescimento dos empreendimentos. “Nós ouvimos a demanda deles em nosso último encontro que era o Descomplica Mei.  Agora eles propõem os temas que possam interessar ao grupo e nós buscamos realizar encontros que possibilitem a concretização das propostas e a efetiva utilização das informações”, relata a gestora.

Pensando em contribuir ainda mais com os empreendedores, a analista do Sebrae, Daiane Silva, deu uma ótima notícia aos participantes, o Sebrae vai proporcionar cinco horas de capacitação em gestão financeira para cada integrante da palestra. “Serão atendimentos individuais e personalizados, de acordo com a realidade de cada negócio. As áreas abordadas serão, fluxo de caixa, precificação, controle e análise de estoque, assim eles vão saber lidar com todas as áreas do empreendimento de forma técnica, porém simplificada”, informa.

Japeri e a Lei 14133/2021

Com a regulamentação da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) nº 14133/2021, Japeri ganhou uma maior mobilidade de compra. A norma legal traz uma nova modalidade o “diálogo competitivo”, dessa forma as modalidades da lei são: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo. E ainda, tipificou infrações relacionadas a licitações, ordenou atribuições e responsabilidades, priorizou a virtualização dos procedimentos, tornando-os 100% eletrônicos como regra para as contratações públicas.

As regras são claras e compreensíveis. Em casos de empresas que não agem de forma correta, podem receber uma punição e ficar até dois anos sem licitar. “A gente tem compromisso e responsabilidade para não sofrer sanções e prejuízos em virtude de irregularidades. Assim, devem agir também os negócios. A administração pública não é vedada ao cenário atual, mas, precisa ser justificado. Podemos falar com os fornecedores via chat, sanar e tirar algumas dúvidas”, relata Kátia.

Uma licitação de sucesso

A presidente, Kátia Barros, destacou a licitação de duas ambulâncias como um dos casos de sucesso de licitação na cidade. “Esse foi um dos primeiros processos que realizei quando cheguei aqui. São veículos bem equipados e de qualidade, com especificidades que vão ao encontro das necessidades do serviço prestado à população e que estão há quase um ano servindo a cidade”, finaliza.

Fotos: Lucas Alexandre