Jovens de Japeri dão um novo passo rumo à qualificação profissional

Os 155 selecionados realizaram a matrícula dos cursos de assistente administrativo e auxiliar de produção industrial que começam no próximo dia 02

A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic) da Prefeitura de Japeri, em parceria com a Firjan/Senai, levou 155 jovens da cidade a realizarem, nesta segunda-feira, (25), a matrícula de mais uma edição do Programa Qualifica Japeri.

As novas turmas terão início no próximo dia, (2/10) e vão formar auxiliares de produção industrial e assistentes administrativos. Serão cinco novas turmas, sendo duas de auxiliar de produção industrial, com 25 alunos cada uma, e três turmas de 35 alunos na modalidade de assistente administrativo, que traz a novidade da inauguração do turno da noite.

Para o jovem Anderson Carvalho, (23), ver nas redes da prefeitura de sua cidade a oportunidade da qualificação profissional foi extremamente gratificante. “Vi no Instagram do governo a oportunidade e fiz a inscrição para assistente administrativo. Agora com a matrícula, fica a ansiedade para começar a aprender e depois me lançar no mercado de trabalho”, disse ele.

Já Vanessa de Oliveira, (39), que viu no Facebook institucional uma postagem sobre o curso de assistente de produção industrial, relatou que essa era a oportunidade que esperava para a qualificação na área em que se identifica. “Vou fazer o curso que eu tanto queria, numa instituição forte e renomada como a Firjan/Senai e com o suporte do governo da minha cidade. É como ouvir, Vanessa, nós acreditamos em você!”, declara após receber o cumprimento da funcionária Mônica Silva, da Firjan/Senai que realizou a matrícula e disse: “Seja bem-vinda ao curso Firjan/Senai!”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Oliveira, presenciar os jovens da cidade ansiosos pelo início dos cursos de formação em atividades que vão atender as necessidades das empresas, mas, que principalmente vão dar a eles um novo futuro é muito gratificante. “Estamos em um ano de realizações para os nossos jovens. Pensar o desenvolvimento de uma cidade é potencializar a população com cursos nas áreas ofertadas pelas empresas”, disse o gestor.

Na sala de espera para fazer a matrícula, o jovem Cauã Torres, (20), relata que recebeu o link de um amigo, fez a inscrição e está fazendo a matrícula de olho no mercado de trabalho. “Tenho certeza que muitas portas vão se abrir depois desse curso de assistente administrativo. E que bom que vou fazer aqui, na minha cidade”, disse o jovem já se encaminhando para a sala de processamento.

“Estamos fazendo mais do que matrículas. Estamos abrindo portas para a realização dos sonhos desses jovens”, finalizou a funcionária da Firjan/Senai, Carine Gomes, que participou dos outros processos de matrícula na Semdic.

Foto: Carolina Freitas