Parceria e inovação: delegação chinesa visita Japeri

Membros da secretaria de urbanismo e recursos naturais de Chonquing se reúnem com comitiva municipal 

Nesta sexta-feira (22/09), a Prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, se reuniu com membros da secretaria de urbanismo e recursos naturais de Chonquing, China. O encontro ocorreu na sede da Previ-Japeri e teve como objetivo estreitar as relações entre as duas cidades, além de prospectar futuras parcerias. 


A delegação chinesa,  composta por seis pessoas,  foi chefiada por Sang Dongsheng, que é membro da Direção dos Recursos e Planejamento e Natureza do município de Chonquing.  A comitiva japeriense contou com a participação da prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, do vice-prefeito, Carlos Januário, e de secretários municipais. A reunião também contou com a colaboração da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil & China (CIDECOM), através do presidente Mário Estrela, do diretor jurídico Dr. Alexandre Braga e membros da diretoria.

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, destacou a importância dessa primeira reunião com os representantes de Chonquing. “Apresentamos Japeri aos visitantes e conversamos sobre as nossas principais potencialidades. Esse encontro marca o início de uma cooperação que será muito proveitosa para ambas as cidades. Acredito que a experiência e a expertise dos chineses serão importantes para Japeri”, disse a gestora.

O vice-prefeito de Japeri, Carlos Januário, agradeceu pela parceria. “Através da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil & China, representada pelo seu presidente Mário Estrela, integrantes do Governo Chinês demonstraram a intenção de fazer uma cooperação técnica com a nossa cidade. A comitiva chinesa se mostrou interessada em evoluir para novas etapas. Entregamos as legislações vigentes da cidade, além de um briefing sobre como funciona a nossa matriz industrial”, contou. 

DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO 


A secretária municipal de urbanismo e habitação, Andréia Brito, pontuou que a experiência dos chineses pode ser muito importante para a cidade de Japeri. “Para alcançarmos o nível de desenvolvimento que almejamos, precisamos ter um planejamento urbanístico diferenciado. E nesse quesito a China é especialista, então essa parceria será vital para a nossa cidade. Além disso, os projetos de arquitetura e engenharia dos chineses são espetaculares, como vimos na pandemia com a construção de hospitais em 10 dias. Se aprendermos a desenvolver uma tecnologia arquitetônica e de engenharia mais ágil como a deles, podemos entregar mais equipamentos públicos à população”, avaliou.

Para o secretário municipal de Assuntos Institucionais, Renilton Brandão, a reunião desta sexta-feira abre um novo horizonte para Japeri. “Queremos aprender com os exemplos e com os desafios que foram vencidos pela cidade chinesa, pois eles são uma inspiração para que possamos trazer soluções para a nossa cidade. Falamos sobre diversos assuntos, como a migração da matriz energética para a eólica e a solar, além da produção de veículos elétricos, que são o futuro do sistema de transporte. A China é a grande referência mundial nesse quesito”, disse.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*