Secretaria Municipal de Saúde leva conscientização do Setembro Amarelo aos estudantes de Japeri

Desta vez a ação aconteceu para os alunos do Ciep 401, mas outras unidades estão na programação

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza neste mês um circuito de conscientização pela campanha do Setembro Amarelo. A ocasião em que se intensificam as ações de prevenção ao suicídio, vai levar a reflexão através de peças teatrais e interação com fantoches as unidades de ensino e saúde. Nesta terça-feira, (19), foi a vez do CIEP 401 Lucimar de Souza Santos, em Engenheiro Pedreira.

A secretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares, alerta que a ação se dá em virtude do aumento dos números de tentativas de suicídio, principalmente  durante a pandemia quando muitos jovens em virtude do isolamento buscaram acabar com a própria vida. “A adolescência é a idade do contato, das amizades e do fortalecimento dos vínculos. Esses jovens tiveram que pular essa etapa. Então, estamos aqui, para dizer a eles que nos importamos e vamos juntos construir laços e dizer sim a vida!”, disse.

A Prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, destacou a importância do convívio social

O evento contou com a participação da prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, que destacou os cuidados da gestão municipal com o acolhimento e o atendimento humanizado. Alertou ainda, sobre a importância da convivência social e da percepção e sensibilidade para com os colegas. “Todas as secretarias estão voltadas para os cuidados com a população. Seja no atendimento assistencial,  no cuidado psicossocial e em todos os serviços públicos prestados. Podem contar que meus esforços são todos para melhorar a qualidade de vida do meu povo”, enfatizou.

A diretora da unidade, Marcele Aparecida, falou da importância da interlocução com as demais secretarias. “Principalmente nesta campanha, é de suma importância nossa união. Ajudamos a disseminar informações e quebrar o tabu em torno do tema. A cada ano tem aumentado o número de crianças e adolescentes que sofrem com este transtorno que assola o mundo. E estarmos juntos para abraçar quem precisa é fundamental. Todos juntos pela vida!”, enfatizou.

Em um grupo participativo, meninos e meninas debatiam o tema e refletiam sobre o assunto. Enquanto a música “Setembro Amarelo” ecoava em todo o pátio com a mensagem: “Sim, falar é a solução. Para acalmar o coração, você é forte, vamos dar as mãos, vamos nos unir!”.

Os alunos do Ciep 401 deram um sinal de positivo para a celebração da vida!

As próximas unidades serão a Escola Municipal Bernardino de Melo,  (20), com teatro, Centro de Reabilitação Infantil (CRI), (21), com fantoches e o encerramento no Caps Dr. Jorge Tannus Rejame, (29), às 14h, com uma caminhada pelo centro de Japeri.

História do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

Canais de ajuda

Pode Falar – O Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para jovens de 13 a 24 anos. Funciona de todos os dias, exceto domingos e feriados, das 10h às 22h, horário de Brasília. https://www.podefalar.org.br/

O CVV – O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Telefone: 188 ou https://www.cvv.com.br/

Fotos: PMJ