Alunos do curso de Operações em Logística da Firjan/Senai realizam visita à empresa Granado

A visita foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio que realiza a iniciativa em Japeri

Um momento de conhecer o funcionamento de uma grande empresa e de ver a prática de todo o aprendizado coletado em sala de aula num cenário real. Foi com essa expectativa que os alunos do curso de assistente de operações em logística, realizado pela Prefeitura de Japeri em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan),  participaram da visita à empresa de cosméticos Granado, nesta terça-feira, (19).

O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento das atividades. “Hoje, nossos alunos vão poder conhecer o que é uma grande empresa, a operacionalização da produção e tudo que engloba a logística industrial. Estou muito feliz de participar desse momento com eles, a vida profissional é importante, mas estar capacitado é essencial”, disse o secretário, Luciano Oliveira.

Para o  aluno Sebastião da Silva,  a visita aconteceu num momento importante  porque é possível projetar o ensinamento da sala de aula com o conteúdo visto no local. “Na sala de aula vimos a teoria do ‘WMS’, uma tecnologia de ponta associada a custo x benefício. Aqui vimos esse processo acontecendo e isso chamou muito a minha atenção porque uniu a teoria e a prática. Nosso curso tem muita qualidade, nada fugiu ao que a nossa professora ensinou”, disse animado com o passeio pela grande indústria.

Responsável por guiar a visita dos alunos à empresa, o coordenador de almoxarifado, Fabio Batista, apresentou aos futuros profissionais de logística os modos de armazenagem de embalagem, matéria prima e produto acabado. As linhas de produção, o processo fabril, o layout e o fluxo de movimentação dentro da fábrica de carga. “Apesar da logística ter várias áreas, estamos mostrando pra eles hoje, a logística industrial. Para que eles possam comparar e decidir em qual área da logística eles querem atuar, podendo ser ainda de distribuição e fabril,” disse o coordenador.

O coordenador da Granado, Fabio Batista, guiou os alunos na visita

A Empresa Granado

A empresa de cosméticos Granado foi fundada em 1870 pelo português, José Antônio Coxito Granado, e ficava na Rua Direita, 14/16, no Centro do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, os cariocas a conhecem como rua Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas.

Ao longo dos mais de 150 anos de história, a tradição em produzir itens com eficácia comprovada, fórmulas enriquecidas com extratos naturais e design exclusivo se manteve. Reconhecida por gerações de brasileiros, a Granado se firma nos mercados nacional e internacional de cosméticos como sinônimo de qualidade superior, solidez, sustentabilidade e constante crescimento.

Em Japeri, a empresa fica no bairro de Marajoara, em Engenheiro Pedreira.

Fotos: Lucas Alexandre