Roda de Conversa da Semast debate a atuação dos psicólogos e advogados na Política de Assistência Social

O evento aconteceu na sede da secretaria e marca um momento de recuperação da política de assistência social

Um evento para homenagear advogados e psicólogos que atuam na rede assistencial da cidade. Assim, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), reuniu na última quarta-feira, (13), para uma roda de conversa, esses e outros profissionais da rede. A ação aconteceu na sede da secretaria, em Engenheiro Pedreira.

A roda de conversa fez uma reflexão sobre a realidade das famílias japerienses atendidas diariamente nos equipamentos da Semast e o papel de cada profissional. A secretária da Pasta, Ana Paula Alves, destacou a importância do evento para construção de um diálogo voltado para a qualidade do atendimento direto às famílias em vulnerabilidade social e uma sintonia de toda a secretaria. “Estamos num momento de reconstrução e recuperação da política de assistência social, precisamos estar voltados para a escuta ativa e a ação eficaz”, disse.

A Coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial da Subsecretaria de Assistência Social de Mesquita, a psicóloga, Aline Lacerda Vicente, falou dos desafios enfrentados pelo setor e convidou a equipe a realizar uma reflexão sobre a prática profissional. Destacou ainda, que a assistência é uma área em que quem entra se apaixona. “Se prepara secretária, eu entrei para assistência social, há 15 anos, e nunca mais consegui sair”, disse referenciando a posse recente da gestora.

A palestrante destacou ainda que os encontros de equipes servem para valorizar cada profissional que dedica o seu tempo e conhecimento, prezando pela garantia dos direitos da população. “Vamos fortalecer a rede com conversas e ações”, completou.

O debate contou também com a participação do advogado do Núcleo de Atendimento para Familiares de Pessoas Desaparecidas e Documentação (NAFADD) de Japeri, que realizou uma rica troca com experiências de casos concretos atendidos pela rede. O vereador, Matheus Ferraz, participou do evento e destacou a importância da valorização profissional.

O dia do advogado e do psicólogo são comemorados nos dias, (11 e 27 de agosto), mas a secretária, Ana Paula, achou importante encontrar uma data em que o maior número de profissionais pudesse estar presente. “Hoje conseguimos reunir os profissionais e os coordenadores para uma conversa de profissionais que estão intimamente ligados pelo bem-estar social da nossa população. A espera por uma data que reunisse a todos favoreceu a qualidade do encontro e a importância do debate”, finalizou a gestora.

O evento distribuiu brindes aos profissionais com as frases das áreas de atuação: Direito – “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar.” Martin Luther King e da Psicologia “A ciência ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como são umas boas palavras.” Freud.