Setembro Amarelo: alunos da Escola Municipal João XXIII participam da campanha

Conscientização sobre a importância da vida foi levada aos estudantes do 6° ao 8° ano nesta quarta – feira (13)

A campanha Setembro Amarelo trabalha a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. Diante da importância do tema, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Cultura realizou nesta quarta – feira (13), uma mobilização com os alunos da Escola Municipal João XXIII.
A atividade foi realizada nos turnos da manhã e tarde para estudantes do 6° ao 8° ano com peça teatral, palestra e musical alusivos à campanha. Além do debate, teve bate-papos e distribuição de algodão doce e cartilhas sobre o tema. A iniciativa acontecerá também nas unidades escolares Professora Etiene de Souza, CIEP 401 Lucimar de Souza Santos, Professora Célia Sobreira e Bernardino de Melo, ao longo do mês e tem o objetivo de disseminar informações sobre saúde mental e identificação de sinais de alerta, bem como abordar a importância de buscar ajuda quando necessário.

De acordo com a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares, a campanha vai proporcionar aos alunos uma rede de apoio com diversos profissionais envolvidos. ” Esse trabalho de conscientização da causa é extremamente importante. A conversa é essencial, pois temos casos constantes de alunos com quadro de depressão e ansiedade. Acerca disso, vamos atuar com a ajuda de outras secretarias municipais nas escolas, que tem o maior índice de alunos com este diagnóstico. Queremos que eles entendam que não estão sozinhos, que podem pedir ajuda por meio do número de whatsapp informado no panfleto distribuído a eles “, ressaltou.

A programação contou com o auxílio de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). É o caso da assistente social, Glória Lima. Para ela , a campanha é fundamental para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e incentivar os alunos a buscarem ajuda psicológica quando necessário. ” A campanha dentro das escolas será um elo entre os alunos e profissionais , como psicólogos, assistentes sociais, entre outros, para auxiliá- los numa causa tão importante. Precisamos incentivar esse público a buscar ajuda quando necessário”, mencionou.
A gestora da escola, Cristiana do Carmo Cunha , explicou que a ideia é aproximar ainda mais os alunos aos profissionais de saúde. ” É muito importante falar sobre este tema dentro das unidades escolares, para os profissionais identificarem os alunos que precisam de um apoio psicológico. Tenho certeza que muitos jovens foram impactados com este tema”, relatou.

Alunos aprovaram a ideia

A ideia foi aprovada pelos alunos da instituição. Emanuelly Maximiano Carvalho, do 8° ano, contou que teve um caso de depressão no seu círculo de amizade. ” Tenho uma amiga que entrou em depressão e falava muitas vezes que queria morrer. Graças a Deus, a mãe dela procurou ajuda e ela está melhor. E aqui é pra isso, para desabafar e procurar tratamento “, disse a jovem de 13 anos.
Já o aluno William Ribeiro, falou que não sabia o significado do Setembro Amarelo. ” Nunca tinha ouvido falar do Setembro Amarelo até estar aqui. Quando a assistente social falou, consegui entender o significado. É muito legal este apoio, já que tem muitos casos de pessoas que se matam por falta de tratamento”, afirmou.