Saúde do trabalhador é assunto da Educação Continuada

Profissionais da Atenção Básica e Vigilância em Saúde debateram a Biossegurança, Notificações e Agravos

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu nesta quarta-feira, (13), profissionais das subsecretarias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde para debater a ‘Biossegurança, Notificações e Agravos relacionados à saúde do trabalhador’. O encontro aconteceu no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira.

A biossegurança está relacionada com a segurança e a saúde do trabalhador e se define por ações voltadas para prevenção e proteção dos acidentes de trabalho reunidos em um conjunto de medidas para diminuir ou eliminar riscos ocupacionais.

A Notificação de doenças e Agravos relacionados ao desenvolvimento profissional é compulsória e obrigatória para os médicos e outros profissionais de saúde, assim como para gestores dos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Esses dados fazem parte do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde.

Os subsecretários das Pastas, Carolina Bernardo e Amaro Neto, destacaram que a união das subsecretarias neste debate demonstra um objetivo comum na disseminação do cuidado e das responsabilidades na notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho. “Conhecer os riscos e agravos à saúde relacionados ao trabalho é essencial para realização das intervenções nos ambientes ocupacionais”, disse Carolina.

Os palestrantes foram o diretor do Programa Saúde do Trabalhador, José Carlos Cruz, e a enfermeira do trabalho, Rafaela Abreu. Cruz, abordou a importância da qualidade das notificações das doenças e agravos relacionados à saúde do trabalhador. O diretor do programa de imunização, Jonathan Cunha, demonstrou a relevância do esquema vacinal do profissional de saúde e da necessidade da avaliação vacinal em acidentes com exposição de material biológico.

Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Renata Lameira, destacou que o papel dos gestores é manter informações atualizadas e dar orientação permanente aos profissionais que atuam principalmente na ponta. “É de extrema importância esse momento promovido pela Educação Continuada, estamos em constante estágio de troca e aprendizagem”, disse Renata.

Segundo a enfermeira da Educação Continuada, Helen Santos, a importância do olhar dos profissionais da Atenção Básica e Vigilância no atendimento e registro das notificações nas consultas de enfermagem e procedimentos, fazem a diferença na qualidade da saúde do próprio trabalhador e da população em geral. “Temos a missão de expandir os conhecimentos e dar o melhor atendimento à população japeriense”, finalizou.

Fotos: PMJ