Japeri sedia 1ª Conferência de Saneamento Básico

O evento aconteceu nesta quinta – feira (14), na Academia da Saúde e reuniu autoridades e sociedade civil

O saneamento básico é uma pauta de interesse de toda a população e principalmente do poder público. Por isto, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promoveu nesta quinta – feira (14), pela primeira vez a 1° Conferência de Saneamento Básico.

O evento aconteceu na Academia da Saúde em parceria com a empresa MLaydner, que está atuando nos estudos e projetos dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos da cidade de Japeri. Na abertura do encontro, a Secretária Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, fez uma breve explicação do trabalho da empresa na cidade. “A empresa vai atuar na elaboração do plano Municipal de saneamento básico da nossa cidade o que me deixa muito feliz. É um momento muito importante. Foi um presente que foi dado, através de uma licitação pública “, disse.

Segundo a CEO da empresa MLayder, Mariangela Laydner, a instituição permanecerá na cidade por um ano, cumprindo um edital e trabalhando com inovação e tecnologia no estudo e projetos relacionados a saneamento básico. ” A MLaydner se dedica a realizar estudos e projetos importantes no país na área de saneamento básico há 10 anos. Então, vamos cumprir um prazo de vigência de um ano com o nosso trabalho na cidade”, disse.

De acordo com a diretora do Consórcio Centro Sul, Francine Ramalho, a Conferência é muito importante para a cidade , já que contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas para o setor. ” O tema saneamento básico é de grande relevância para a cidade. A prefeita Fernanda Ontiveros está como presidente do Consórcio Centro Sul e a Meire também contribui muito com o nosso trabalho no que diz respeito a coleta seletiva. E eventos como este colaboram com a política pública participativa” , disse.

O Fórum contou com a presença do vereador Matheus Ferraz, do Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Ambiente, André Leoni, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Leandro Frota, do engenheiro ambiental da Águas do Rio , Thiago Silva, da coordenadora das escolas de campo , Angélica Aguiar, do Gerente Operacional da empresa Pérola Jader Bento da Costa , do vice presidente do Conselho de Meio Ambiente, Carlos Evandro ,do Conselheiro do Meio Ambiente, Esdras Silva e membros do Projeto Rios em Movimento.

Além dos secretários municipais de urbanismo, Andreia Brito, de agricultura e Pesca, José Maurício, de Administração, Talita da Silva Cardoso, de Assuntos Institucionais, Renilton Brandão da Silva, de Fazenda, Noemi de Oliveira Soares, de Orçamento, Andrea Guimaraes de Souza, Controladora do município, Verônica Oliveira Machado, de Proteção e Defesa Civil, Ziel Pavani e o Procurador Geral do Município Dr. Marcelo Moreira.

O evento também reuniu cerca de 90 alunos das Escolas Municipais Professora Etiene de Souza Oliveira, Duque de Caxias e Bernardino de Melo , do 5° ao 8° ano que participaram da Conferência pela primeira vez, é o caso do adolescente , Maria Eduarda, de 15 anos. ” Participei do evento pela primeira vez e gostei muito. O tema é bastante importante para a cidade que é muito carente de saneamento básico”, falou. Na ocasião, teve distribuição de panfletos educativos sobre o tema e apresentação do cantor Ricardo Crespo.