Carnaval 2024: sambas enredos em homenagem a Japeri são apresentados na Império da Uva

O evento reuniu 12 compositores na quadra da agremiação, em Nova Iguaçu, neste domingo (10)

Nos preparativos para homenagear a cidade de Japeri no carnaval de 2024, integrantes da Escola de Samba Império da Uva se reuniram neste domingo, (10), na quadra no bairro Carmary, em Nova Iguaçu para a apresentação dos sambas enredos, que ainda passarão por outras etapas até a final no dia 8 de outubro. No local estavam  segmentos, como porta-bandeira e mestre sala, bateria, harmonia e etc.

A trilha sonora do enredo ” Dos trilhos do passado a Um Novo Tempo: Japeri”, que fala da história geral do município, desde sua criação, emancipação e desenvolvimento atual, foi cantada pelo sambista da cidade Adenil Conceição de Moura, e outros 11 cantores que soltaram a voz expressando seus sentimentos aflorados na letra, do começo ao fim.

Aposentado, Adenil, 67 anos, é nascido e criado no Bairro São Jorge, em Japeri. Fez a letra com o auxílio de outros amigos compositores e afirma que ficou maravilhado com toda a história da cidade. ” O hino de Japeri é um mergulho na memória da cidade que muitos moradores não conhecem. Estou torcendo pela minha cidade do coração aparecer no Carnaval do ano que vem. E cada dia que canto, fico mais maravilhado”, declarou.

A prefeita do município, Dra. Fernanda Ontiveros, marcou presença e não conteve a emoção ao chegar vestindo a camisa da agremiação. ” Estou muito feliz de estar aqui. Agradeço ao Presidente Portuga, por ter nos dado esta oportunidade. Nossa cidade sendo cantada e apresentada na Avenida no carnaval de 2024 é um verdadeiro sonho. Meu município é muito rico em cultura e deve ser explorado cada vez mais”, mencionou a gestora.

A apresentação do enredo contou com 14 composições de autores diferentes e a animação da festa ficou por conta de casais de mestre-sala, passistas e velha guarda, comandados pela harmonia que cantaram os hinos com muito sentimento.

O Presidente de honra , Hernalton Portuga, relatou que a Escola de Samba Império da Uva tem um perfil de falar da trajetória das cidades da Baixada e Japeri foi escolhida por ter uma história tão rica. ” Nossa função é mostrar a cultura da cidade. E Japeri tem uma história muito linda com atrativos que até mesmo a população não faz ideia que existe. Vamos fazer o melhor carnaval da história, porque antes seria na Intendente Magalhães e agora passou para a Sapucaí. Então, será pé quente. E com isso, teremos que trabalhar muito mais, com alegorias muito maiores e a qualidade que já temos” , enfatizou.

Já o diretor geral de harmonia, Carlos Máximo, falou do segmento que faz parte da evolução da escola que vai homenagear Japeri. ” O enredo vai elevar e exaltar o município através da história que será contada na Sapucaí e em todos os cantos. A escolha foi muito bem-feita, já que a cidade tem uma característica bastante histórica. E o segmento da harmonia está preparado e tem o peso de defender a evolução da escola com todos os segmentos para fazer um bom trabalho. E o espírito de vitória está dentro de cada um de nós. Até porque, temos fantasias de primeiro mundo. Está a nível de escola de grupo especial e tem tudo para ganharmos”, confessou.

Ele ainda aproveitou para convidar os participantes para estarem todos os domingos na quadra, onde ocorre os ensaios com muito samba e pagode.

Segundo os organizadores da Império da Uva, a fase final de escolha do samba de enredo será no dia 08 de outubro, na quadra, a partir das 13h. A obra vencedora será apresentada oficialmente em grande estilo, durante feijoada com várias atrações e presença da comunidade.

Samba no pé e muitos convidados

Além de muito samba no pé, entre os convidados, o evento contou com a apresentação do grupo de pagode Reencontro. A cerimônia reuniu os secretários municipais de Agricultura e Pesca, José Maurício, de Cultura, Jorge Braga Junior, de Esporte, Turismo e Lazer, Valéria Carla , de Urbanismo, Andréa Brito e do Secretário Executivo, Wallace Paz.