Encerramento do Agosto Dourado na Casa da Mulher

A ocasião, que é de conscientização da importância da amamentação, teve acolhimento, palestras, mimos e muitos cuidados em saúde

Chegar aos nove meses de gestação, ir para a sua última consulta antes do parto e ser recebida com acolhimento, palestras, mimos e muitos cuidados em saúde. Assim aconteceu com as gestantes que estiveram no encerramento do ‘Agosto Dourado’ na Casa da Mulher, em Japeri, na última quarta-feira, (30). A ação da, Prefeitura, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A gestante, Vanessa Teixeira, foi uma delas e aprovou a ação que contou com a palestra da nutricionista, Raquel Nigre, desvendando os benefícios do aleitamento materno e como deve ser realizada a amamentação. “Eu que sou mãe de primeira vez, aproveitei muito o conteúdo apresentado e vi que as minhas dúvidas são também de outras mães. Foi um momento de muito amor o que vivemos aqui”, disse a mãe do futuro, Arthur Oliver.

A subsecretária, Tatiana Soares, com a gestante, Vanessa Teixeira

Segundo a nutricionista, a alimentação é parte essencial da vida, e é preciso conhecer seus benefícios, principalmente para os bebês. “Com uma conversa aberta sobre o aleitamento materno foi possível sanar as dúvidas sobre alimentação. Mostramos de forma humanizada, o quanto amamentar é importante”, relata Raquel.

A subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares, agradeceu a equipe pelo empenho e preparação da iniciativa. “A orientação da prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, é para que possamos acolher de forma humanizada, orientar de forma segura e ofertar o melhor atendimento em saúde para as mulheres da nossa cidade. A Casa da Mulher é muito mais do que um lugar de cuidados em saúde, é um lugar de bem-estar e promoção desses cuidados”, relatou ao cumprimentar a gestante, Mariana Araújo, moradora de Nova Belém, que acabava de sair da consulta de pré-natal com a enfermeira, Patrícia Ferreira.

A coordenadora de tabagismo, Ana Paula e a enfermeira Andrea Mattos,

O evento contou ainda com a participação do Programa de Tabagismo, onde a coordenadora, Ana Paula e a enfermeira Andrea Mattos, destacaram os malefícios do fumo durante a gestação e puerpério. “Durante a amamentação o cigarro interfere de forma negativa na qualidade e quantidade do leite, prejudicando o crescimento e desenvolvimento adequado da criança, além de deixar o bebê agitado, com cólicas e insônia devido à nicotina que é um estimulante”, explicou a coordenadora.

A comemoração do ‘Agosto Dourado’ presenteou as gestantes com potinhos de armazenamento de leite e bombons com mensagens que valorizam e estimulam o aleitamento materno. Os bombons foram distribuídos para todas as mulheres que estiveram na Casa da Mulher para a realização de consultas e exames. “Promovemos as orientações para todas as mulheres, precisamos estar no apoio, no acolhimento e na disseminação das informações”, disse a enfermeira, Patrícia.

Agosto Dourado

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.