‘Dia do Brincar’ para Criança Feliz

A ação da Semast aconteceu para comemorar o ‘Agosto Verde’ que reconhece o compromisso com a primeira infância

Brinquedos, brincadeiras e bolo são sinônimos de ‘Criança Feliz’. Foi com esse espírito que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) realizou o ‘Dia do Brincar’, neste dia, (30).

A  parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e  a Secretaria Municipal de Cultura, a ação  foi destinada às crianças acompanhadas pelo projeto na sede da secretaria, em Engenheiro Pedreira.

Segundo a coordenadora do Programa Criança Feliz, Débora Leal, o ato reafirma o compromisso da Prefeitura de Japeri com o futuro da primeira infância, integrando e potencializando as atenções já desenvolvidas pela política de assistência social às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

“É com muita alegria que realizamos essa ‘Mini ação: Dia do Brincar’, para oferecer às famílias um momento de recreação com atividades que estimulam o desenvolvimento infantil, a criatividade, a coordenação motora, bem como o fortalecimento de vínculo entre as crianças e seus respectivos cuidadores”, relata.

Muito animada Heloá Luiza, de um ano e dois meses, explorou o espaço, as brincadeiras que exercitam a coordenação motora e as danças que integraram o grupo ao comando de  Rogério Martins, artista de entretenimento que animou a criançada.  “Ela aqui brincou de vivo ou morto. Entendeu as ordens do animador na brincadeira da estátua. Gostei muito de estar aqui com ela”, disse a mãe, Magali de Souza,  acompanhada da irmã, Mônica Estefany. “Muito legal esse evento. Seguro e dedicado aos pequenos mesmo. Adorei!”, relatou a visitante.

A moradora do Alecrim,  Rosana Maria, levou Luciano Lima, de 11 meses. Mãe de outros três filhos , de 9, 12 e 15 anos,  relata que as visitas são um grande auxílio nos cuidados, pois, os irmãos entendem que o mais novo precisa da proteção, cuidado e atenção de toda a família. “Todos acabam sempre auxiliando o Luciano, mas com cuidado e sem tirar dele a iniciativa. Sempre temos algo a aprender”, declarou enquanto vigiava a criança que engatinhava nas linhas da amarelinha.

Para a supervisora, Renata Soares, ter um mês dedicado à primeira infância é um reconhecimento da importância de uma fase em que  as crianças precisam de toda atenção e carinho. “Essa mini ação é grandiosa para o fortalecimento do trabalho e integração das famílias”, finaliza.

A ação teve o apoio da Guarda Municipal.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz surge como um importante instrumento  no acompanhamento de gestantes, crianças até 6 anos e suas famílias oferecendo ferramentas que auxiliam na promoção do desenvolvimento integral.

O trabalho desenvolvido pela equipe compreende visitas domiciliares periódicas, bem como ações integradas que visam estimular o desenvolvimento, a criatividade e o fortalecimento de vínculos entre crianças e seus cuidadores.

A recente publicação da Lei 14.617 de 10 de julho de 2023, ganha um avanço significativo a partir da instituição oficial do mês de agosto como o mês da Primeira Infância – Agosto Verde.

Na cidade de Japeri, o Programa Criança Feliz é desenvolvido pela gestão municipal desde 2022, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), e atende cerca de 600 famílias com acompanhamento e orientações importantes para estimular o desenvolvimento infantil.

Fotos: Samuel Sant’anna e Lucas Alexandre