3ª Mostra de Dança de Japeri agita a Quadra Poliesportiva de Nova Belém

Evento cultural reuniu mais de 200 bailarinos

O amor pela dança ditou o ritmo do sabadão (26/08) da população japeriense. A 3ª Mostra de Dança de Japeri movimentou a Quadra Poliesportiva de Nova Belém e reuniu mais de 200 bailarinos, que emocionaram e divertiram o público com lindas coreografias. O evento foi promovido pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e pela Setorial de Dança da cidade. 

Os cidadãos tiveram a oportunidade de desfrutar de diversas modalidades, como ballet, jazz, danças urbanas, danças populares, dança contemporânea, estilo livre, entre muitas outras. Além das apresentações de mais de 30 coreografias, a mobilização artística também contou com uma batalha de dança. As inscrições para participar da competição de improviso foram feitas durante a Mostra e qualquer pessoa poderia se registrar. A vencedora foi Bia Azevedo, de 15 anos, da Companhia de Dança Jéssica Azevedo. 

O secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., exaltou a relevância da 3ª Mostra de Dança de Japeri. “A Mostra deste ano representa a continuidade de um projeto que foi iniciado em 2021, com a 1ª Mostra de Dança de Japeri. O município é um grande celeiro de artistas da dança e um evento como esse é o local perfeito para a população apoiar a cultura japeriense”, disse o gestor.

Valorização dos artistas locais 

A bailarina Aparecida Pereira, do grupo Number One, aprovou a iniciativa da administração municipal e comemorou a chance de se apresentar diante de centenas de conterrâneos. “Representar a dança japeriense é um grande orgulho. As competições em outras cidades são importantes, mas é muito bom estar em casa. Esta Mostra terá um papel importante para dar visibilidade aos artistas da dança de Japeri”, apontou. 

Já a agente cultural Jessica Alonso subiu no palco para dançar ao lado dos grupos DJKL e Corpo Livre. Ela ficou emocionada com a energia do público, que aplaudiu de pé cada uma das coreografias. “Foi muito gratificante ver a arte e a cultura da cidade sendo tão valorizadas. Acredito que este evento trará um novo olhar para o nosso trabalho. Dançar exige um grande esforço e os artistas merecem esse reconhecimeno”, celebrou. 

Opção de lazer para o cidadão 

A população que compareceu ao evento aproveitou a mobilização artística para movimentar o corpo e descansar a mente. A costureira Genicleidy Mesquita, que mora no bairro Jardim Delamare, destacou a importância das programações culturais para o bem-estar do japeriense. “Fiquei muito feliz em ver tantas crianças envolvidas com a Mostra de Dança. Será muito bom para a cidade se esses pequenos escolherem a dança como uma paixão. Sem contar que é maravilhoso ter um evento desse para aproveitar a noite de sábado. Faz bem para a saúde!”, avaliou. 

Confira quais foram as apresentações da Mostra: Cia de dança Estação 53, BDI (Batalha Dance Internacional), Cia movidança, Fabrício Beyoncé, Escola de Dança Danielle Fernandes, Azzah Falak, Number One, Mansão Privilege, KnD cRew, Cia de Dança Jéssica Azevedo, Instituto Mover Dias, Ana Paula Melo, Corpo Livre, DJKL, Espaço Moviment’Art, Instituto Superar e Jennifer Silva.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*