Pesquisa de Satisfação 2023

A Prefeitura de Japeri quer ouvir a população da cidade e melhorar os seus serviços

Ouvir a população para melhorar os serviços e dar mais qualidade ao atendimento. Com esse pensamento, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nos dias, (18 e 21), a Pesquisa de Satisfação 2023. A iniciativa busca saber como a população avalia o serviço dos agentes comunitários de saúde (ACS).

A implantação foi realizada pelo serviço de Ouvidoria da Semus, que em dois dias visitou as 16 unidades de atenção básica da cidade, informando aos gestores sobre o trabalho e o impacto esperado com a ação. “A ouvidoria busca dar voz às manifestações dos cidadãos, mas normalmente, esperamos a busca espontânea. Agora, convidamos o cidadão a nos dizer se a forma de trabalho, neste momento dos ACS, está dentro da expectativa deles”, disse a ouvidora Janete Nascimento.

Segundo o subsecretário de Planejamento, Charles de Jesus, responsável pelo projeto, a participação dos usuários na pesquisa é voluntária, mas fundamental para medir a atuação e o alcance do serviço do agente. Essa opinião vai contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população e a atuação diretamente nos problemas apontados. “O aprimoramento das ações se dá pela escuta daqueles que usam os serviços. Essas informações vão nortear a qualidade do nosso trabalho”, disse.

Para a gestora da unidade Santa Amélia, Cintia Alves, a ação vai trazer o olhar da população sobre o serviço. “Vejo de forma positiva, porque é um retorno para toda a gestão. Saberemos onde precisamos melhorar e também replicar as boas práticas”, declarou. A usuária Eliane Bandeira  aprovou a iniciativa. “Muito bom poder dizer o que penso sobre minha agente de saúde. Fico bem à vontade em dizer o quanto sou bem atendida”, relata.

Já o gestor, René Teixeira, da unidade Nova Belém, ressaltou a confiança no serviço dos agentes comunitários e reconheceu também a importância de ouvir a população. “Eu recebo o retorno dos nossos usuários que espontaneamente relatam o bom atendimento dos nossos agentes.  Mas é preciso dar voz aos nossos pacientes”, declarou.

A Pesquisa de Satisfação 2023 está disponível em todas as unidades básicas de saúde para que os usuários possam fazer suas manifestações e contribuir com a qualidade do serviço prestado.

Fotos: Lucas Alexandre