Cuidados com a saúde, momento de beleza e glamour marcam o Dia Dela na Casa da Mulher em Japeri

O evento acontece toda terceira quarta-feira do mês

Uma iniciativa da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reuniu diversos serviços para o bem-estar das mulheres japerienses. Foi o Dia Dela na Casa da Mulher, que aconteceu nesta quarta-feira, (16).

Subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares

Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares, esse é um momento especial para as mulheres cuidarem não só da saúde, mas terem ainda, um momento de bem-estar e beleza. “Essa é a Casa da Mulher, por isso reunimos em um só dia diversos serviços para dar a elas orientações sociais, cuidados com a saúde e também uma sessão de beleza e empoderamento”, disse enquanto encaminhava a gestante, Lorrane Lopes, para estrear a maquiagem.

A moradora do bairro Santa Inês, Cristina de Paula, chegou cedo para aproveitar a consulta médica e acabou sendo atendida também no serviço de recadastramento do Cadastro Único, uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), que realizou cerca de 20 atendimentos. “Uma benção encontrar o serviço do Cras aqui. Já agi minha vida numa só manhã”, relatou animada, enquanto seguia para outro atendimento.

De acordo com o coordenador do Cras Nova Belém, Thiago Oliveira, a parceria é de grande importância porque uniu dois equipamentos de referência no território. “A Casa da mulher, assim como o Cras Nova Belém, atua na garantia de direitos e no acesso aos serviços públicos e, foi isso que fizemos hoje. Acolhemos as usuárias com dignidade, fortalecemos os vínculos sociais e comunitários e, empoderamos ainda mais nossa população feminina”, disse.

Tatiana Soares informa ainda, que a unidade está realizando agendamentos durante todo o mês de agosto para avaliação de implantação do DIU. “Estamos dando celeridade aos agendamentos, mas mantendo a qualidade do nosso atendimento e do nosso cuidado com a mulher”, completou a gestora.

A agente de saúde, Nara Regina, ao passar em frente e ver o movimento do Dia Dela, entrou, passou pela sessão de maquiagem e já saiu renovada para realizar as visitas domiciliares na parte da tarde. “Coisa chique né? Passei, vi e tirei um tempinho para os cuidados comigo”, disse sorrindo porque iria surpreender os usuários e colegas de trabalho da unidade Japeri Centro, onde atua.

Participaram da iniciativa o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto e a coordenadora de epidemiologia, Renata Lameira. Ocorreram ainda, duas palestras sobre violência contra à mulher, uma realizada pela psicóloga do Centro de Referência da Mulher, Regiane Ribeiro, e outra pela psicóloga, Ana Paula Almeida, do Programa Viva Japeri, que atua na vigilância de violências e acidentes com base na ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Durante todo o dia a unidade realizou mais de 400 atendimentos e orientações.

O Dia Dela acontece toda terceira quarta-feira do mês, na Casa da Mulher, que fica na Avenida Leni Ferreira, 228 – centro de Japeri.

Fotos: Lucas Alexandre