Embalados pelo Festival de Quadrilhas e pela Lei de subvenção, quadrilheiros de Japeri ganham espaço no cenário cultural fluminense
As quadrilhas juninas de Japeri estão vivendo um momento pra lá de especial. A criação da Lei de subvenção a associações e grupos de quadrilhas juninas, que foi elaborada pela Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros com o objetivo de subsidiar as atividades relacionadas aos grupos juninos da cidade, e a realização do Festival de Quadrilhas, que ocorreu nos dias 29 e 30 de julho, no Paço Municipal, ajudaram a embalar as quadrilhas da região na busca por resultados expressivos em competições pelo estado afora.
A Arrastapé Quadrilha é um dos grupos juninos mais tradicionais de Japeri. No último sábado (05/8), a quadrilha disputou a final do ‘Arraiá do Rio’, que foi promovida pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio de Janeiro (LIQUERJ). O diretor da agremiação, Cassilhas Isidro, valorizou os resultados obtidos pela Arrastapé. “24 grupos participaram da semifinal e apenas 10 se classificaram para a final. Estávamos participando das classificatórias da LIQUERJ desde junho e estamos orgulhosos por colocarmos Japeri entre as melhores quadrilhas juninas do estado. No Troféu Arraiá do Rio, ganhamos como a Quadrilha Revelação 2023”, apontou.
Um dos principais impulsionadores do grande momento vivido pelo mundo junino japeriense foi a criação da Lei de subvenção das quadrilhas juninas. De autoria da Prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, e já aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, a lei prevê a existência de um subsídio que ajude a custear despesas relacionadas às atividades das quadrilhas, como aluguel de transporte, compra de materiais de cenário e figurino, aluguel de equipamentos de som, luz, estruturas temporárias e pagamento de profissionais envolvidos na concepção e execução das ações.
Outro fator comemorado pelos quadrilheiros foi a organização do Festival de Quadrilhas. O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de julho e foi projetado pela Prefeitura de Japeri, por meio das secretarias municipais de Cultura e Agricultura e Pesca. Além da participação das quadrilhas de Japeri, como a Nova Geração e a Arrastapé Quadrilha, a mobilização reuniu grupos de outras regiões, como Renascer de Caxias, Fogueirão Junino, Xodó, Agito Junino, Gente Fina e Discoteca na Roça.
O quadrilheiro Cassilhas Isidro celebrou os investimentos feitos pela administração municipal para o desenvolvimento da cultura junina e destacou a importância do resgate das tradições populares do município. “A retomada do movimento das quadrilhas juninas de Japeri é uma grande vitória. A aprovação da Lei de subvenção, impetrada pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, e o primeiro Festival de Quadrilhas de Japeri, são marcos importantes. Tudo isso é essencial para que os quadrilheiros possam sonhar. O secretário de cultura, Jorge Braga Jr., também abraçou a nossa causa e, juntos, conseguimos avançar. ”, apontou.
Fotos: Lucas Alexandre